O que acontece se usar óleo diesel S-10 no motor de bomba injetora?

Mecânico experiente comenta sobre a sua opinião em utilizar ou não esse tipo de óleo S-10 em bomba injetora.

Foto: Canal Rador Tavares Mecânico / Canal 4×4 Brasil

Mecânico experiente comenta sobre a sua opinião em utilizar ou não esse tipo de óleo S-10 em bomba injetora.

Assista ao vídeo e confira o que Rador Tavares explica sobre essa situação 

Ele inicia dizendo que as diferentes marcas e modelos de motores a diesel possuem características que diferem um do outro, por terem sido fabricados em épocas diferentes e que por esse motivo, possuem um determinado tipo de óleo lubrificante para ser utilizado por suas bombas injetoras.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o óleo diesel S-10 pode ser colocado em motores e em bombas injetoras diversas, para Rador Tavares, isso prejudicará o funcionamento contínuo da bomba e ainda reduzirá a vida útil do motor à metade, pois em sua opinião o S-10 apesar de poluir menos, possuem características bem diferentes.

Ele afirma que é fato que o óleo S-10 polui menos, mas devido as suas características, ele acredita veementemente, com toda a sua experiência, que vai “lavar” os elementos da bomba injetora ao invés de lubrificá-los adequadamente e por isso deve ser evitado na bomba injetora. 

O óleo que ele recomenda para uso em bombas injetoras é o S-500, que possui a elasticidade de lubrificação mais adequada.

Diesel S500 ou Diesel S10, qual devo usar ?

Opiniões de outros mecânicos que confirmam o que o Rador Tavares comentou

Opinião 2) Não adianta pensar em usar o diesel S-10, pois tem exatamente menos enxofre que é o lubrificante do diesel. As bombas injetoras mecânicas não foram projetadas para trabalhar com o S-10. Tem muita gente usando, mas a bomba vai perder a sua vida útil.

Opinião 3) Quanto à questão da lubricidade, o menor teor de enxofre realmente a faz diminuir, mas a adição de uma porcentagem biodiesel é capaz de recuperar essa lubricidade perdida. 

Ocorre que nem tudo são flores. A maioria das bombas rotativas foi feita para trabalhar com S-1800, por isso até o S-500 é pouco lubrificante para elas. 

Isso talvez explique o fato das bombas antigamente durarem muito mais que hoje. Eu li em algum lugar, que na Europa houve grande incidência de desgaste nas bombas injetoras quando reduziram o teor de enxofre para 500 ppm.

Assim como outros colegas, eu prefiro usar o S-500 e adicionar 0,5% de óleo lubrificante comum.

 Qual a função da bomba injetora a diesel

A bomba injetora é parte essencial dos motores mecânicos a diesel, pois ela é responsável em dosar, pressurizar e enviar o óleo diesel ao cilindro do motor. Uma bomba injetora desgastada ou com mau funcionamento, gera um consumo maior de combustível e consequentemente a perda de força do motor.

Quais os tipos de bombas injetoras existentes

As bombas injetoras se dividem em dois tipos principais: bombas injetoras rotativas e bombas injetoras em linha

Bombas injetoras rotativas: São tipos de bombas injetoras com funcionamento mais rápido e dimensões inferiores às bombas de injeção em linha. 

Elas têm esse nome devido às saídas que levam o diesel em alta pressão até os injetores, sendo dispostos em círculo. Normalmente, são utilizadas em motores a diesel de baixa potência.

Bombas injetoras em linha: As bombas injetoras em linha funcionam a partir de êmbolos que se movimentam permitindo a entrada de combustível na bomba e por molas capazes de pressionar as válvulas fechadas que liberam a passagem do óleo retido no bico injetor.

Redação – Brasil do Trecho