Você sabe o que é um caminhão Munck, mas sabe quem pode operar, como funciona, e o que considerar na hora de alugar? Vem conosco, pois vamos detalhar todos os fatores nesse artigo.
Caminhão Munck
O Munck é um tipo de caminhão diferente de outros caminhões porque ele é montado sobre um chassi alongado ou em um conjunto com carroceria de madeira, diferente dos caminhões caçambas que são em metal. O caminhão Munck é equipado com um guindaste comandado hidráulicamente por um profissional especializado.
Como funciona?
O caminhão Munck é utilizado em serviços de montagem de estruturas metálicas ou pré-fabricadas como também na carga e descarga de material, maioria das vezes o caminhão munck é alugado.
Por existir dez tipos de Munck sua funcionalidade depende de uma avaliação técnica de um profissional para avaliar qual modelo é ideal para o tipo de serviço.
Entre os modelos existem várias opções de aplicação e capacidade, alguns alcançam os 30 metros de lança e funcionam muito bem em trabalhos de içamento, reboque e remoção de cargas pesadas.
Além de modelos, existem diversas marcas que vende caminhão munck, como Scania, Volvo, Volkswagen, Mercedes-Benz entre outros.
Qual a diferença entre o caminhão Munck e o guindaste?
O guindaste consegue elevar e movimentar grandes e pesadas cargas. Além da possibilidade de ser fixado ao solo ou em trilhos elevados, para trabalhos em altura, o guindaste é composto por uma torre equipada por cabos e roldanas.
Já o Munck é o equipamento hidráulico acoplado ao caminhão. Sua função é retirar cargas do caminhão, movimentação de carga, içamento de materiais pesados e dentre outras aplicações.
A rentabilidade do seu caminhão estará ligada diretamente ao tipo de trabalho, ou seja, o lucro do seu caminhão pode variar bastante entre as modalidades e para quem está sendo prestado.
Outra diferença está no limite de peso. Enquanto o Munck tem um limite, o guindaste não tem essa limitação por estar fixado ao chão.
Qual é a importância do caminhão Munck?
Os caminhões Munck são super importantes em várias aplicações, uma delas é na construção civil. Ele é muito importante para deslocar materiais pesados de um lote para o outro, por exemplo e eles devem sempre ser caminhões truck.
É utilizado também para a carga e descarga de material pesado como paletes de porcelanatos e blocos de concreto, além de erguer e movimentar equipamentos pesados. O caminhão Munck é importante também para os trabalhos em usinas, indústrias, áreas portuárias e logística.
Como usar o caminhão Munck na obra?
O responsável pela obra tem de saber qual tipo de Munck será necessário para realizar o trabalho que ele precisa, esse serviço necessita de um grande cuidado para que não haja acidentes envolvendo caminhão, é muito importante que o caminhão tenha um seguro auto.
Geralmente os caminhões Munck usados na obra são aqueles com 10 a 20 toneladas por ser mais versátil. Nos trabalhos com Munck em obra, deve-se atentar para o terreno onde o Munck irá passar. O local tem que ser plano e firme para que o veículo tenha condições de trafegar sem problemas.
Quais outros setores empregam o caminhão Munck?
Além da construção civil, o caminhão Munck é empregado em usinas, indústria geral e setor agrícola.
Na usina ele transporta equipamentos e cargas perigosas de um setor para o outro, o braço dele permite o trabalho com precisão em ambientes restritos.
Já na indústria geral o caminhão Munck pode ser utilizado para o carregamento de outros caminhões, como os (cegonhas). Ele também movimenta e transporta equipamento e maquinário de contêiner e matéria-prima.
No setor agrícola ele é muito importante no transporte de tonéis e fardos de grande carga, além de maquinários que pesam toneladas.
Quais são as recomendações de segurança?
Antes de contratar os serviços de caminhões desse tipo, é preciso se atentar as seguintes recomendações de segurança:
– O Munck jamais deve ser usado para o arraste de carga;
– O local deve ser de superfície plana e firme;
– Ele só deve ser operado por um profissional treinado;
– Não se deve ficar transitando por baixa da carga quando estiver sendo movimentada pelo Munck;
– Enquanto a carga estiver suspensa, o caminhão deve permanecer parado.
O que considerar ao alugar?
Antes de alugar o caminhão Munck, seja para o transporte de carga ou movimentar equipamento de grandes toneladas, é preciso se avaliar se o Munck é a melhor opção para o serviço.
Peso, altura, o local de transporte e a fragilidade da descarga também devem ser levados em conta antes de alugar o equipamento. Por fim, verifique se a empresa prestadora de serviço preza pelas normas de fiscalização e manutenção do equipamento.
Transportadoras também podem agregar esse tipo de veículo para prestação de serviço.
Entenda as suas demandas
Entenda suas demandas. Se o trabalho exige o transporte de carga de uma região para outra com deslocamento de máquinas para diferentes ambientes e áreas em canteiros de obra. Certamente os materiais precisavam ser içados, se pesar toneladas, então, isso demanda o serviço do Munck.
Busque feedback de cliente
Buscar indicações de clientes que já usaram o serviço é uma boa opção antes de contratar o serviço.
Desta forma, é possível evitar os transtornos com empresas de má procedência e também obter experiências com as suas demandas, comparando-as com as de outros clientes que já usaram os serviços dos caminhões.
Escolha veículos alinhados com o fluxo da sua empresa
Ao escolher um caminhão Munck para realizar os serviços na sua empresa, busque aqueles equipamentos que executem o serviço com qualidade e veículos que consigam atender adequadamente às suas necessidades.
Pesquise bastante as opções disponíveis com o peso máximo de carga e extensão do braço hidráulico que vá ao encontro do fluxo de trabalho da empresa.
É muito importante escolher o veículo certo para cada demanda de trabalho, ou seja, dessa maneira você terá um consumo de combustível adequado para cada tipo de uso e não terá o seu lucro reduzido.
Quem pode operar um caminhão Munck?
Além de ser habilitado nas categorias C, D ou E, para poder conduzir o caminhão, o operador também precisa saber operar o equipamento.
Para tanto, é necessário fazer cursos de capacitação e treinar com operadores com experiência na função.
Alugar ou comprar um caminhão Munck?
Se os serviços que necessita do caminhão Munck for pontual, vale a pena o aluguel do equipamento. Agora, se há uma frequência no trabalho, de repente compensa comprar do caminhão e o equipamento e capacitar um profissional para operá-lo, fique atento em compra de caminhão usado.
Vale apenas colocar os custos com o aluguel dos caminhões na ponta do lápis, pois a diária de um equipamento desse não sai por menos de mil e duzentos reais. A depender do tipo de equipamento, o valor chega a dois mil reais, consequentemente um lucro considerável para os motoristas.
Redação – Brasil do Trecho