Para quem passa o dia dentro do caminhão rodando por trechos distantes das cidades, nada melhor do que conseguir consertar o veículo numa possibilidade de não haver mecânico mesmo não sendo a função de um caminhoneiro, não é mesmo?
Nesse artigo iremos trazer dicas simples, mas que podem ajudar muito na hora do sufoco, vem com a gente! Vale lembrar que diversas noções para caminhoneiros são oferecidas em cursos gratuitos disponibilizados pelo SEST SENAT a categoria.
Noções básicas de mecânica são extremamente importante para caminhoneiro sem experiência que deseja ingressar no mercado de trabalho.
Segundo especialistas, trafegar com o veículo desengrenado aumenta o consumo de combustível. O motivo? Os bicos injetores continuam liberando-o para que o motor gire.
O princípio é o mesmo para carros, alguns condutores têm o hábito de descer na “banguela” para economizar combustível, mas não sabem que isso pode prejudicar a caixa de câmbio. As consequências de andar no ponto morto excedem o consumo de combustível do carro.
Usar o freio motor em declive, é o que reduz o consumo de combustível. É simples, quando o sistema detecta sua utilização, ele reduz o consumo e ainda preserva as peças do caminhão.
Então, nas descidas, jamais desça com o veículo desengrenado, pelo contrário, use o freio motor, engate uma marcha e não acelere.
O mecânico do canal, Parte Mecânica, explica que o ideal é acionar o freio motor apenas ao descer uma serra.
Segundo ele, se o caminhoneiro ficar acionando o freio motor com frequência, vai aumentar o desgaste do mesmo. Ele orienta não usar o freio motor na cidade.
Outra dica é acionar o freio motor antes de começar a descer a serra, pois se for acionado o mecanismo do veículo, quando ele já estiver descendo, aumenta a temperatura do sistema de freio e pode levar o caminhão a perda de aderência.
Fique atento. Se o freio motor do seu caminhão não estiver funcionando bem, pode ser o vazamento na junta de coletor de escape ou a turbina com vazamento.
Aditivo é sempre bem-vindo, pois além de diminuir a corrosão promove a transformação das propriedades da água, prolongando os intervalos de vaporização ou congelamento. Diminui também o aquecimento nesta região.
No entanto, se você nunca utilizou o aditivo no seu veículo, é recomendado a limpeza no sistema, com água normal e depois colocar água desmineralizada. Aí, sim, você poderá colocar o aditivo.
A válvula termostática é extremamente importante para o sistema arrefecimento do veículo. Ela controla o fluxo de água dentro do sistema de arrefecimento, mantendo o motor na temperatura ideal de trabalho.
Muitas vezes na vida de um caminhoneiro é preciso se preocupa com o superaquecimento do líquido de arrefecimento, mas a baixa temperatura também é um problema. Sem a válvula termostática, o fluxo de água no sistema se torna constante, baixando a temperatura do motor.
Por isso, jamais remova a válvula termostática para não prejudicar o funcionamento do sistema de arrefecimento, pois é ela quem controla o fluxo do líquido.
Para evitar a corrosão do chassi, é começar com uma boa lavagem de toda a parte de baixo do veículo, após isso aplicar desengraxante; aguarde cinco minutos; aplicar mais um jato de água.
Depois de tudo limpinho é só aplicar o produto Pulviflex da VONIXX. Ele é feito especialmente para fazer a proteção do chassi. É só colocar num pulverizador e aplicar. Aguarde por 30 minutos; e pronto, além de proteger o chassi, o produto lubrifica.
Não é recomendado passar óleo, simplesmente, porque aumenta o acúmulo de resíduos no local. Se você não roda muito por estradas de terra, nem precisa se preocupar. O chassi conta com uma tinta anticorrosiva que torna desnecessário o uso de produtos, em alguns casos.
Muitos caminhoneiros têm essa prática, mas não é necessário nos veículos mais modernos; isso acontece naturalmente com o movimento do caminhão
Hoje, com o preço dos diesel nas alturas, o ideal é deixar o caminhão ligado por alguns instantes, se for para encher os balões de freio, e nada de sair com velocidade alta. Sair em marcha lenta é o tempo que o caminhão precisa para aquecer todo o sistema.
O piloto, César Urnhani, explica que ao desligar o veículo, não é necessário acelerar o motor. Os veículos de motorização turbo possuem um eixo da turbina e quando se acelera e ele está em alta rotação, e você desliga a chave, interrompe-se uma série de sistemas que poderia estar lubrificando o veículo.
Deve-se deixar o caminhão numa rotação baixa e na sequência desligá-lo. Assim, no corte da chave, a bomba que perdeu energia e toda lubrificação que dependia de mecanismos de eletricidade, não serão cortadas com o motor ainda rotacionando.
E na partida também não é necessário, aguarde alguns segundos até que o óleo lubrificante circule por todo o motor. Antes da ignição, o óleo fica no cárter. Se o caminhoneiro dá a partida e já vai acelerando, ocorre um atrito entre as peças, levando ao desgaste prematuro das peças.
Sim, se você roda com o caminhão, os pneus em atrito com o solo esquentam e o ar se expande. Então, quando você abastece após rodar um tempo, arrisca tirar a pressão do pneu, ao invés de calibrar da forma correta. O ideal é ter um calibrador dentro da transportadora ou calibrar no posto mais próximo.
Sem pneu, o caminhoneiro não vai a lugar algum, por isso é tão necessário se atentar aos cuidados para evitar o desgaste prematuro.
Por esse motivo os motoristas devem fazer a calibragem correta e periodicamente, reduzir a velocidade nas curvas e evitar o excesso de cargas.
Por questões de segurança, os pneus dianteiros devem ser sempre os melhores, não pode ser recapado e nem ter remendo.
Essas dicas são extremamente importância e principalmente para caminhoneiros autônomos que muitas vezes dependem de linha de credito ou cartão de credito para realizar uma manutenção ou troca de peças em seus caminhões.
Cuidado com as frenagens desnecessárias em lobadas, radar, etc., ao descer uma serra não deixe o freio esquentar demais, o calor passa para roda e faz com que o pneu cole na roda,” queimando o talão”.
E por fim, fazer o balanceamento e a geometria com frequência, porque com pneu, todo cuidado é pouco.
O caminhoneiro não tem obrigação de ser um mecânico, mas esses conhecimento podem ser adquiridos por cursos para caminhoneiro que nunca é demais. Por isso, separamos os conhecimentos básicos que ajudam muito o caminhoneiro no dia a dia para entender quando o caminhão está pedindo socorro.
Os sindicato da categoria fica de olho nessas situações para evitar que os motoristas façam duas funções durante o seu trabalho.
Muito provavelmente esse fator de ter conhecimento em mecânica vai aumentar o salário de um caminhoneiro, porém, a chances de conseguir um trabalho aumentam.
Esse é um requisito de teste para motorista. Saber fazer a leitura das luzes de advertência e perigo é fundamental para saber se dá para prosseguir com o veículo ou não. Se pela leitura do painel, o profissional conseguir identificar o problema, ao ligar para o mecânico da empresa, será mais fácil para ele orientar melhor o motorista sobre os procedimentos a serem seguidos.
Não precisa ser mecânico para conhecer aquelas peças que o moto não pode funcionar sem elas. Por exemplo, saber o que são, cilindros, pistão, anéis do pistão, bielas, cabeçotes, etc.
Saber quais manutenções dá para fazer em casa ou na estrada e quais aquelas que só o mecânico resolve. Além de evitar perder tempo tentando resolver um problema que você não vai conseguir, as manutenções feitas no devido tempo evitam transtornos na estrada.
Portanto, fique atento antes de qualquer viagem, faça um checklist dos itens que possam apresentar qualquer problema durante a viagem e descanse de acordo com a lei para viajar com segurança, tire suas folgas em conformidade com a lei.
Redação – Brasil do Trecho
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