A moda é bastante perigosa, de acordo com especialistas, apesar de ser frequente ver caminhões arqueados nas estradas. Quais são os riscos? Por que a prática vem se tornando comum? São essas e outras perguntas que respondemos neste artigo.
O maior risco é para os carros e motos, pois por conta da suspensão o para- choque do caminhão alguns motoristas também utilizam frases no para-choque do caminhão, no caso de uma colisão na traseira do caminhão, o veículo menor pode entrar debaixo do caminhão.
Segundo especialistas, outro fator de risco é a freada brusca que pode lançar a carga para frente do veículo, atingindo a cabine e colocando a vida do caminhoneiro em perigo.
Caminhão caçamba também são arqueados, criando um sério problema com a movimentação da carga com a força da gravidade, todo material será empurrado para a cabine do caminhoneiro.
O arqueamento da traseira do veículo põe em perigo a segurança ativa e passiva do caminhão, é o que diz o gerente de marketing da Mercedes-Benz. Para ele, quando se altera a traseira do caminhão, compromete-se o sistema de segurança ativa, frenagem e o consumo de combustível do veículo.
Por conta da eletrônica, quando é feita a modificação em caminhões, há impactos também nos freios. Assim, o caminhão pode não frear com eficiência.
Marcos Andrade reforça, ainda, que quando o veículo tem a traseira suspensa, o eixo dianteiro ficará sobrecarregado, fazendo com que a frenagem nesse eixo pode falhar.
Outra questão levantada pelo executivo é referente ao equilíbrio do veículo. Segundo ele, o caminhão é desenvolvido pela engenharia para suportar o peso, o piso e as intempéries das estradas. Com a traseira arqueado o caminhão sofre desgastes prematuros de peças.
Caminhões com a traseira arqueada pode matar motoristas de veículos menores por conta de o para-choque estar mais alto, facilitando a entrada dos carros embaixo do caminhão, em caso de colisão traseira.
Gustavo Sanchez, da Sociedade Brasileira de Trauma, alerta que o caminhoneiro também corre perigo. Em caso de uma batida ou frenagem brusca do caminhão, a carga pode se desprender e ser arremessada para frente, esmagando o motorista.
Os caminhões arqueados têm adeptos pelo Brasil, além de fazer sucesso nas redes sociais e chamar a atenção nas estradas, os condutores que optam por arquear o veículo dizem que ele ganha mais estabilidade, principalmente nas curvas.
Mas para especialistas, isso é uma falsa impressão, uma vez que, a tendência da carga é ir mais para frente com o arqueamento da traseira. O excesso de peso dificulta a manobra nas curvas.
A prática é ilegal porque a lei permite que os caminhões sejam elevados em 2º graus apenas. E as lanternas traseiras não podem ficar 1,20 metros acima do piso, e as luzes de posição não devem ultrapassar 1,50 metros do chão.
Transportadoras que agrega caminhão não aceitam veículos com essa tipo de adulteração.
A lei determina que o caminhão que sofre alterações deve ter as mesmas constatadas no CRV e do CRLV e ainda é preciso que o veículo tenha que passar pela inspeção do INMETRO para ser aprovado.
O arqueamento do caminhão é considerado uma infração grave que prevê multa de R$ 195,23, mais 5 pontos na CNH, além de retenção do veículo até regularização do mesmo.
A resolução de n.º 479 do CONTRAN, autoriza que o caminhão tenha 3,5 centímetros a cada um metro de comprimento. Se um caminhão tem uma carroceria de oito metros de comprimento, poderá ter uma diferença de 28 centímetros de altura do começo até o final da carroceria.
Não é difícil encontrar caminhões arqueados nas estradas e nos grupos de redes sociais de caminhoneiros. A prática é viral e vem se tornado comum, apesar da ilegalidade.
Os caminhões arqueados são considerados verdadeiros ícones e o caminhoneiro que faz a mudança também.
A colunista do UOL, Paula Gama, descobriu movimentos com a participação de donos de caminhões famosos que fazem sucesso entre os amantes dos caminhões arqueados. Um deles tem um Scania P13 com a traseira elevada em 1,70 metros, contrariando a resolução 479 do CONTRAN.
Para uns, erguer a traseira deixa o veículo mais estável, outros fazem por estética mesmo. Há aqueles que pretendem ganhar seguidores nas redes sociais, e assim a prática vem ganhando força pelo Brasil.
Rodrigo Kleinubing, engenheiro especialista em acidente de trânsito, argumenta que caminhões arqueados são verdadeiras máquinas de matar. Ao alterar as características originais do veículo, diminui os parâmetros de estabilidade e frenagem do veículo.
Caminhões truck são mais utilizados para esse tipo de prática, os eixos traseiros são erguidos ficando em uma altura superior ao do eixo dianteiro.
Tudo nos veículos são pensados cuidadosamente para proporcionar segurança ao motorista e ao trânsito. Quando se modifica o projeto original, coloca-se em perigo a segurança do caminhoneiro e das outras pessoas que trafegam pelas estradas.
A resolução de 2014 do Conselho Nacional de Trânsito proíbe rodar com o caminhão arqueado, autorizando apenas a elevação dos eixos dentro do limite estabelecido pela lei, sendo dois graus, considerando a carga transportada.
Fica proibido também, pela resolução, as modificações nas suspensões do caminhão com o intuito de rebaixar a frente. O CONTRAN permite apenas a instalação de um sistema de tração adicional e a inclusão ou retirada de eixos auxiliares, direcionais ou autodirecionais.
Uma das medidas aplicadas pelos órgãos de fiscalização, é reter o caminhão até que o dono regularize a situação. Por isso, a primeira ação do caminhoneiro deve ser levar o veículo para que um profissional possa desfazer o arqueamento.
Com o valor da multa pode abaixar drasticamente o valor arrecado pelo caminhão durante o trabalho, ou seja, o seu lucro com o caminhão pode se reduzido bastante.
O CTB prevê multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira, além da retenção do veículo; a infração é gravíssima.
Tenha cuidado em não comprar caminhões com diversas alterações anterior, fique atento durante a compra de um caminhão usado para que não tenha problemas no futuro.
Redação – Brasil do Trecho
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