PRF anuncia força tarefa para escoamento de grãos no Paraná

Caminhão recuperado pela PRF
Carretas recuperadas pela PRF. Foto: reprodução

A ação envolverá vários órgãos de trânsito a fim de reduzir o número de acidentes nas estradas

A Polícia Rodoviária Federal(PRF) juntamente com o Governo do Estado do Paraná iniciou uma mega operação para o período de escoamento de grãos em foco na segurança das estradas.

Os órgãos de trânsito se uniram para fiscalizar e evitar que acidentes ocorram em um período do ano onde o fluxo de caminhões é bem maior nas estradas que dão acesso ao Porto de Paranaguá graças à safra de grãos.

A ação contará com apoio do Corpo de Bombeiros Militar; da polícia civil, militar e científica; do Departamento de Trânsito do Paraná; da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná; do Departamento de Estradas e rodagens do Paraná(DER- PR); Secretaria de Estado de Saúde do Estado; da Defesa Civil além da Secretaria de Segurança Pública Paranaense.

Início da operação

A ação iniciou na última terça-feira(07) e irá se estender até o final do mês de abril onde é estimado o fim da entrega da safra. 

Ao todo mais de 90 postos serão montados para fiscalizar principalmente o estado dos caminhões e focar em problemas mecânicos e elétricos que podem causar acidente durante o tráfego.

Os principais itens a serem cobrados dos caminhoneiros serão a qualidade dos pneus que não podem estar carecas e o sistema de frenagem dos caminhões que devem estar em perfeito estado.

Onde tudo começou 

A operação intitulada de “serra segura” iniciou em dezembro de 2014 e desde então não parou mais, além de ser estendida para outros estados do país tendo o Paraná como um exemplo.