Excesso de sono pode ter sido a principal causa do acidente
O canal rotas do nordeste apresentado por Rodrigo Nogueira, instrutor de trânsito, mostrou um flagrante que ocorreu na BR-324, entre Salvador e Feira de Santana, para quem conhece um pouco mais os municípios baianos, próximo a Amélia Rodrigues (BA).
Um caminhoneiro trafegava pela via quando o veículo que dirigia saiu da pista e invadiu o canteiro central do local que possui um baixo relevo. A sorte é que ele não tombou o caminhão.
Toda a situação ocorreu após o caminhoneiro cochilar na condução do veículo, isso é o que aponta as informações preliminares da investigação.
Por sorte, houve apenas pequenas avarias resultando em danos materiais e um grande susto que o caminhoneiro e pessoas que passavam no local tomaram quando o veículo invadiu o canteiro central.
Lei do descanso
Muitos caminhoneiros trafegam com sono por terem que entregar muitas cargas em pouco tempo para realizar todas as viagens de frete, pensando sempre em levar o sustento para sua casa e família.
Nesse momento os motoristas esquecem de um bem muito precioso que é colocado em risco quando se assume a direção de um veículo cansado ou com sono, a vida.
Pensando em realmente preservar a vida dos profissionais, foi criada a lei do descanso de N° 13.103 que delimita o máximo de tempo de tráfego e obriga a parada obrigatória para o descanso.
É necessário que o caminhoneiro descanse ao menos meia hora a cada 5 horas e meia na condução de um caminhão.