Transporte gigante, volvo FH 520 move transformador de 190 toneladas

Transporte gigante, volvo FH 520 move transformador de 190 toneladas
Foto: Reprodução / Internet

Uma jornada de peso, que se seguiu por aproximadamente 2.249 km

Um vídeo recentemente divulgado pelo canal “Caminhoneiro Strong” capturou a atenção de entusiastas de caminhões e profissionais da indústria de transporte. O vídeo mostra um caminhão Volvo FH 520, reconhecido por sua robustez e confiabilidade, realizando uma tarefa monumental: transportar um transformador de 190 toneladas.

A jornada começou em Canoas, no Rio Grande do Sul, e teve como destino final a cidade de Janaúba, em Minas Gerais. Para realizar essa proeza, uma carreta de 20 eixos foi acoplada ao cavalo mecânico da Volvo, demonstrando a incrível capacidade de carga deste veículo.

O Peso Bruto Total (PBT) do conjunto, incluindo o caminhão e a carreta, chegou a impressionantes 300 toneladas. Esta façanha é um testemunho do poder e da capacidade do Volvo FH 520, além da habilidade e experiência dos profissionais envolvidos.

Grande aparato logístico e de segurança

Como é de praxe em transportes de cargas superdimensionadas, um grande aparato logístico e de segurança foi montado.

Os batedores e os policiais rodoviários federais acompanharam o caminhão durante todo o percurso até o destino da carga. Por isso, as transportadoras precisam cumprir com os requisitos da legislação para realizar transportes assim. Dentre as obrigações para as empresas realizarem esse tipo de serviço estão:

  • Possuir uma Autorização Especial de Trânsito (AET);
  • Utilizar veículo de escolta credenciado;
  • Comprovar que o caminhoneiro é capacitado para o transporte, com o curso de transporte de cargas indivisíveis e a licença de motorista de escolta.

Este evento destaca a importância e a complexidade do trabalho de transporte de cargas pesadas, que requer não apenas veículos potentes, mas também planejamento cuidadoso e execução precisa.

É um lembrete do papel vital que os caminhoneiros e a indústria de transporte desempenham em nossa economia e infraestrutura.