Apesar de existirem muitos caminhoneiros, alguns países estão com escassez de profissionais da área e tentam recorrer a outras soluções para suprir o déficit.
Uma das soluções encontradas é pegar caminhoneiros de outros países com garantia e estabilidade, legalmente e profissional, para os novos colaboradores.
O Japão é um dos países que enfrentam a falta de caminhoneiros e decidiu tomar uma decisão bastante drástica para finalmente encontrar a solução mais viável ao enfrentamento do problema.
A profissão de um condutor de cargas envolve o motorista, o caminhão e as estradas, pensando nisso os japoneses tentaram unir as três coisas em uma só para poder suprir o déficit de colaboradores na profissão.
Especialistas japoneses decidiram construir uma espécie de “rodovia transportadora” fazendo com que funcione em formato de uma “esteira rolante” entre as cidades de Tóquio e Osaka (Japão).
Essa seria a solução adotada pelas autoridades japonesas utilizando containers em paletes para o transporte, e empilhadeiras automáticas para fazer a função de carga e descarga.
A ideia está em um estágio tão avançado que já existe um vídeo simulando como tudo ocorrerá e a projeção é que aconteça destituindo o trabalho de 25 mil caminhoneiros por dia.
E em um futuro não tão distante e já com data, 2027, testes começarão a ser feitos e em até o ano de 2030 esse tipo de transporte pode estar ocorrendo em perfeita normalidade.
Inicialmente a esteira contará com o sistema autônomo funcionando 24 horas por dia com 515 quilômetros de rodagem. O investimento inicial será de cerca de 3,7 trilhões de ienes – moeda japonesa – , 24 bilhões de dólares, (138 bilhões de reais).
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