Na tarde desta segunda-feira (25), um caminhoneiro de 58 anos, residente em Ponta Grossa (PR), foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após dirigir sob efeito de álcool por mais de 30 quilômetros na BR-376, entre Apucarana e o município de Rolândia. Durante uma fiscalização de rotina em frente à unidade operacional da PRF, os agentes sinalizaram para que o motorista parasse, mas ele desobedeceu e só foi abordado cerca de dois quilômetros à frente.
No momento da abordagem, os policiais notaram sinais claros de embriaguez, como fala arrastada e odor etílico. O resultado do teste do bafômetro confirmou a suspeita: 0,8 mg/L de álcool por litro de ar alveolar — quase três vezes acima do limite legal de 0,34 mg/L estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O caminhoneiro admitiu ter ingerido bebida alcoólica durante o almoço em Marilândia do Sul, cidade localizada cerca de 32 km de Apucarana. Em seguida, foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.
A PRF ressalta que a embriaguez ao volante é uma infração gravíssima, passível de multa de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses; quando ultrapassa o limite legal, como neste caso, configura crime de trânsito, com pena de detenção de seis meses a três anos, multa e proibição de obter habilitação. A corporação também destaca que a embriaguez ao volante continua sendo uma das principais causas de acidentes graves nas rodovias brasileiras.

