Como carregar caminhão e carreta e pesagem por eixo na balança algumas dicas

Nesse artigo traremos algumas dicas sobre como funciona o peso, balança e como carregar seu veículo.

Como carregar caminhão e carreta e pesagem por eixo na balança algumas dicas
Foto: Reprodução / Internet

Fique atento as normas para não levar multas

Nesse artigo traremos algumas dicas sobre como funciona o peso, balança e como carregar seu veículo. Se você é iniciante e quer saber mais sobre esse assunto, confira maiores detalhes a seguir:

Em um eixo simples, geralmente suporta em torno de 6 toneladas. Isso muda para o HR (Considerado como uma caminhonete). O eixo duplo sozinho, suporta em torno de 10 toneladas. O Truck, consegue carregar 17 toneladas, ou seja 6 mais 17 e você ainda terá 5% de tolerância na balança.

Na carreta, na frente é 6 toneladas e atrás quando é eixo simples, ou seja, toco é 10 toneladas. Se a carreta estiver acoplada no cavalo truck, então será as 6 toneladas, mais 17, mais 25,5. Logicamente isso muda de acordo com a carreta! Já a Vanderleia, é diferente da carreta pois ela possui um espaçamento entre as rodas e o eixo é direcional, na maioria das carretas. 

A vantagem da Vanderleia é que ela carrega um pouco mais que as carretas comuns, cerca de 30 toneladas, mas como ponto negativo, para manobras ela precisa de um pouco mais de espaço para não danificar os pneus.

A Tara é o peso do caminhão mais a carroceria. O peso bruto total do caminhão é o peso dele mais a carga que ele pode transportar! O CMTP é o que o caminhão pode arrastar. Como dica sugerimos levar uma balança para conferir o que você pode levar dentro dos limites! Deixaremos aqui o link para realização dos cálculos:  http://www.guiadotrc.com.br/lei/qresumof.asp.

Para mais noticias como essa, acompanhe nosso blog, Brasil do Trecho!

YouTube video
Vídeo: Emer Miranda

Redação – Brasil do Trecho