O setor canavieiro é um dos mais cobiçados pelas montadoras, pois contam com usinas muito lucrativas e que possuem uma demanda de caminhões offroad muito produtivos, caros, mas que possuem muitos clientes.
Percebendo a alta crescente do diesel, a Scania lançou seu modelo canavieiro P280 XT, movido a gás, na tentativa de dominar esse setor. Ele foi equipado com um motor da própria marca de, 9,3 litros, 6cc, ciclo otto, 280 cv de potência a 1.900 rpm e torque de 138 mkgf entre 1.000 e 1.400 rpm e desta forma se equipara ao movido a diesel.
Sua autonomia não foi revelada, mas alegam que terá quase o dobro da autonomia dos veículos movidos com combustível líquido. Sua caixa de marchas é a GRS 905 automatizada de 12 velocidades e 2 do tipo crowley.
As melhorias incluem pinos de reboque, degrau de inspeção e para-choque de aço. Possui 8 cilindros de gás instalados sob o chassi, tendo uma capacidade total de 220 m³ e pode ser alimentado com gás GNV ou gás biometano, que tende a ser mais caro, mas oferece uma redução de CO2 de 90%, extremamente benéfico para o meio-ambiente.
O tempo de reabastecimento é similar aos com tanques a diesel, aproximados 15 minutos. Os bicos NGV2 possuem maior vazão de gás. Sua cabine foi bem elogiada, sendo considerada simples, tendo possui o menor índice de redução de ruídos e também muito confortável. Vem equipado com volante multifuncional.
Segundo a Scania, desde 2019 os caminhões movidos a gás, têm vendido cada vez mais. Até o momento, mais de 600 unidades já foram comercializadas e desta forma, prometem revolucionar o mercado de caminhões.
A principal concorrente da Scania promete ser a Iveco, com seu modelo Highway movido a gás biometano e gás natural. Assista ao vídeo e confira a performance do modelo.
Redação – Brasil do Trecho
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