Para quem tem a curiosidade de se aprofundar mais no conhecimento dos tipos de caminhões, o caminhão truck, que também é conhecido como 6×2 ou caminhão trucado é muito comum no Brasil por causa da sua grande versatilidade e eficiência.
Ele tem 14 metros, o tamanho do toco, ideal para circular em áreas urbanas, mas a grande diferença do truck são os seus 3 eixos, sendo 1 eixo na frente e 2 eixos atrás.
b) O eixo duplo, alocado na traseira, possui quatro rodas, duas de cada lado.
Apesar de muitas pessoas confundirem o truck com o bitruck, eles são diferentes. Neste segundo caso, os eixos são duplos na traseira e na dianteira. Esse veículo carrega até 14 toneladas e seu peso bruto total – PBT é de 23 toneladas. Para puxar esse volume de carga, o motor transfere força tracionária para um dos eixos, melhorando seu desempenho.
O caminhão truck pode ser classificado como caminhão de carga de leve, simples ou pesada. Tudo dependerá da composição do veículo e da sua necessidade para concretizar o transporte.
Existem muito fabricante de caminhão truck, no entanto, fique atento as principais marcas de caminhões como a Scania, DAF, Iveco, Volvo, Mercedes-Benz e Volkswagen.
Mesmo para caminhoneiros que possuem mais experiência, alguns tipos de carretas trazem um pouco de confusão em sua identificação. As carretas possuem o conjunto de cavalo mecânico e mais o articulado e a definição de caminhão é somente para o cavalo mecânico. Confira abaixo os tipos de carretas.
Tipos de carrocerias do caminhão truck
Escolher a carroceria (onde são acomodadas as cargas) adequada ao seu serviço e caminhão é outro ponto muito importante. Conheça os tipos de carrocerias compatíveis com o caminhão truck.
1ª) Carroceria aberta
1a) Grade baixa (ou Carga Seca): transporta mercadorias encaixotadas, ensacados, engradados, chapas e latas.
1b) Graneleiro (ou Grade alta): muito usada no transporte de cargas a granel, como sementes e grãos, mas também indicada para carga geral.
1c) Plataforma: geralmente usada no transporte de veículos de passeio, quando eles apresentam problemas nas ruas ou estradas.
1d) Porta container: é própria para o transporte de contêineres.
1e) Caçamba: costuma ser usada no transporte de terra, brita, entulho e outros materiais de construção.
2ª) Carroceria fechada
2a) Baú: comumente usado no transporte de carga seca, carga térmica e carga frigorificada.
2b) Sider: transporta bem cargas paletizadas, como alimentos, produtos de higiene e de limpeza.
O caminhão truck pode transportar as mais diversas cargas. Como o truck é compacto e rápido, ele costuma acelerar melhor, o que auxilia para que as entregas sejam feitas em menor tempo no perímetro urbano. As cargas secas são as principais transportadas em caminhões truck, esses caminhões também podem ser agregados para prestação de serviço.
1º) No truck grade baixa:
2º) No truck baú e para as carrocerias graneleiras:
O caminhão caçamba basculante se destaca também para transportar materiais de construção civil. O truck baú também apresenta a possibilidade de transporte de carga frigorífica, ou seja, alimentos perecíveis e que precisam de refrigeração, como carnes, frutas e laticínios.
Agora já conseguimos entender o que leva muitos caminhoneiros a optar pelo caminhão truck e porque ele é tão popular, pois é possível transportar diversas cargas.
1º) O toco ou caminhão semipesado – é indicado para transportes que são realizados em grandes centros urbanos, com capacidade para aguentar até 6 ton., tem 2 eixos e tração traseira.
2º) O 3/4, popularmente chamado de VUC – Veículo Urbano de Carga – tem bastante semelhança com o toco, pois ambos circulam na área urbana e a diferença é que ele só comporta até 3 ton. de carga e tem 2 eixos simples.
3º) O truck, caminhão trucado ou caminhão 6/2 – transporta até 14 ton. e possui 3 eixos.
4º) O bitruck – de todos é o que transporta mais peso, sendo 22 toneladas. O PBT – Peso Bruto Total é de 29 ton. Ele tem 4 eixos, em que os da frente são direcionais e se movimentam quando o volante é movimentado e pode ter tração em 2 ou até mesmo nas 4 rodas traseiras.
Considerando os modelos mais caros e os mais baratos, ao todo 12 tipos diferentes, além de ter que considerar regiões distintas, a média ficou em torno de R$ 488.853,92.
Para compra é indicado levar um especialista ou um mecânico para avaliar o caminhão, a compra de caminhão usado é muito importante, podendo gerar um grave problema no futuro.
O modelo HD80 da Hyundai é o único caminhão da marca produzido e vendido somente aqui no Brasil e tem coma a sua maior vantagem a excelente relação entre custo-benefício e é o mais econômico. Ele faz entre 5,3 km/l (carregado) e 6,8 km/l (vazio).
Dirija com cuidado e atenção para que não haja acidentes envolvendo caminhões e que as vidas sejam preservadas, também é muito importante que o caminhão tenha um seguro.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário