Combustível em queda no DF: entenda por que postos baixaram os preços

Os postos de combustível no Distrito Federal surpreenderam os motoristas neste fim de semana. A gasolina comum, que há pouco tempo custava mais de R$ 6, agora é vendida a R$ 5,89 em alguns pontos da Asa Sul. O etanol também acompanhou a queda, chegando a R$ 3,45. Mas por que isso aconteceu de repente?
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicombustíveis) do DF, Paulo Tavares, explica que a redução está ligada a dois fatores principais. O primeiro é o aumento de 2% no teor de etanol anidro na gasolina, que elevou a procura pelo álcool. Com isso, as distribuidoras precisaram reajustar os preços da gasolina em dois centavos na última terça-feira (23/6).
“A forte demanda por etanol anidro para misturar na gasolina fez o preço do álcool subir. Isso, consequentemente, impactou no valor final da gasolina”, afirma Tavares. O sindicalista destaca que a mistura é obrigatória e regulamentada, o que influencia diretamente os custos.
Além da questão do etanol, o mercado de combustíveis no DF também segue uma lógica comercial comum. Com o fim do mês, muitos postos enfrentam uma queda nas vendas. Para cumprir contratos que exigem um volume mínimo de vendas, alguns revendedores baixam os preços para atrair mais clientes.
“É como uma promoção: abaixam o preço para vender mais e cumprir a meta. Depois, é provável que os valores voltem ao normal”, explica Tavares. Essa estratégia é usada para evitar multas por descumprimento de acordos com as distribuidoras. Ou seja, não é um movimento aleatório, mas uma prática do setor.
Os motoristas que abasteceram neste fim de semana aproveitaram a oportunidade. Mas será que os preços vão ficar assim por muito tempo? Segundo o sindicato, depende da demanda e dos ajustes das distribuidoras. Enquanto isso, quem precisa encher o tanque pode sair ganhando.