Conheça o P280 XT, o caminhão movido a gás da Scania

Apesar que já está no Brasil desde 2019, dessa vez a Scania se apresenta com a versão off-road

Caminhão scania com GNV
Scania P280 com cilindros de GNV. Foto: Leo Souza/Estadão

Apesar que já está no Brasil desde 2019, dessa vez a Scania se apresenta com a versão off-road

A Scania é pioneira no comércio de caminhões, mas desde 2019 decidiu se aventurar entre os veículos movidos a gás e hoje se destaca com um caminhão dessa linha que ganhou a versão off-road.

O novo caminhão é um P280 XT movido a gás e conta com a versão off-road em foco na operação mais pesada como os campos e plantações de cana-de-açúcar.

O motor do veículo entrega até 280 cavalos de potência 142 kg de torque e a sua estrutura foi adaptada para poder aumentar o serviço no campo especialmente desenvolvida.

Apesar de algumas mudanças, a grande diferença está no seu abastecimento onde é feito com gás natural ou biometano, uma clara vantagem já que o biometano pode ser gerado dentro da própria plantação abastecendo o veículo e trazendo uma ótima economia de combustível.

Seus cilindros possuem capacidade para 220 m³ e vêm da Europa por ainda não ter uma empresa gerenciadora homologada no Brasil que forneça esse material.

Veja os detalhes do caminhão:

YouTube video
Video: Auto Esporte

Vantagens do P280 XT além do abastecimento a gás

Além de poder entregar uma boa performance no trabalho canavieiro, o Scania conta com vantagens em relação ao visual e aos controles dentro da cabine, tendo uma central multimídia, controle de iluminação, entrada para cartão SD e cabo USB.

O caminhão também conta com dois bancos de couro individuais, porta-copos e porta pastas trazendo um grande conforto ao caminhoneiro e ao seu ajudante ou carona.

Pelo veículo ser movido a gás, outras mudanças podem estar presentes como o abastecimento total bem mais rápido em torno de 15 minutos e a troca de marchas no caminhão.

Veja um pouco mais dessa novidade da Scania em terras brasileiras no vídeo abaixo divulgado pelo Canal do YouTube Autoesporte. O caminhão promete ajudar o mercado principalmente a área rural para qual ele foi feito e destinado.