Hoje vamos falar sobre uma das principais preocupações dos caminhoneiros, como ter lucro com a profissão que ama? Vamos saber essa resposta.
Quando se fala na profissão caminhoneira um dos maiores tabus em relação ao faturamento do profissional que como CLT sob o CBO 7825-10 terá aquele valor fixo como salário e como motorista autônomo poderá mudar a forma de lucratividade sempre pensando em como faturar mais.
Quando se fala em quanto faturar em um caminhão durante um mês podemos pensar em dois pontos:
•Valor obtido pelo veículo durante os 30 dias.
•Lucro líquido que o caminhão pode oferecer para o caminhoneiro.
Para fazer essas medições, o profissional deve sempre levar em conta o valor líquido, ou seja, o lucro já que os valores de frete menores com menos custos podem gerar melhor rentabilidade para o profissional das estradas do que os de longa distância com mais despesas.
Lembrando que tudo isso deve ser avaliado por unidade de caminhão caso o profissional tenha uma frota. Avaliar o conjunto como um todo não é a melhor ideia e acabará gerando um prejuízo à frota.
Em média um caminhoneiro trabalhando em terras brasileiras pode ganhar entre R$ 6.000,00 a R$ 25.00000, mas a exatidão do valor dependerá da área que ele atua.
Um caminhoneiro que trabalha como canavieiro em seu próprio veículo ganhará um valor diferente mensalmente por um profissional autônomo de caminhão baú.
No quesito lucro tudo deve ser levado em conta, o tipo de caminhão, a distância a ser percorrida e até mesmo qual será a carga a ser carregada no veículo até no momento da compra tem que ser idealizado para que seja o melhor caminhão para o seu objetivo.
Em alguns casos o início da vida autônoma não traz tantos lucros quanto imaginava. O profissional ficará na dúvida se o melhor naquele momento seria uma carteira assinada.
Deve se colocar na balança os prós e contras de todos os ramos da profissão e ver qual a rentabilidade mais agradará o caminhoneiro naquele momento.
A melhor forma de ter destaque e êxito na sua profissão é se concentrar em atuar em apenas um ramo dedicando tempo, qualificação, experiência e aprendizagem para a função a ser exercida.
Entre os ramos que o caminhoneiro autônomo pode seguir estão motorista de caminhão cegonha, motorista de caminhão frigorífico, motorista de caminhão carreta e motorista de caminhão a granel onde este último é o que tem menos custos por a maioria das viagens ser de pequeno percurso tendo uma maior rentabilidade, agregar o caminhão em uma transportadora poderá ser uma boa opção.
Nesse ramo o caminhoneiro atuará transportando contêineres que muitas das vezes vai vazio e voltará cheio com as cargas nos portos e em transportadoras.
Sendo motorista de caminhão frigorífico o caminhoneiro transportava carga perecível que precisa estar com a temperatura do baú conforme determina os órgãos fiscalizadores, inclusive com documentação de procedência da carga.
Esse tipo de caminhão tem um espaço maior para carregar cargas com porte médio a grande e peso moderado ao super pesado.
Com esse tipo de caminhão o caminhoneiro irá transportar veículos zero quilômetros de fábrica para concessionárias ou até mesmo para eventos.
O caminhão guincho ajudará os motoristas na hora que eles mais precisam. Ao ocorrer uma pane ou qualquer tipo de problema veicular o guincho será acionado para que em sua plataforma transporte o veículo acidentado.
Tido como um dos ramos mais vantajosos para os profissionais das estradas, o caminhoneiro será responsável por carregar produtos líquidos ou sólidos ensacados ou em pacotes por pequenas distâncias, o que possibilita uma viagem rápida e um descarregamento também.
Existem os caminhões caçambas que também consegue entregar um excelente custo benefícios aos seus donos.
Como citamos no início da matéria, vários quesitos devem entrar no cálculo de uma viagem caminhoneira, mas o que mais deve ser levado em conta é o seu resultado que será o lucro do profissional das estradas.
Para um caminhoneiro responsável pelo seu trabalho ele deve antes de tudo ter um veículo em seu nome para ser utilizado como ferramenta de trabalho.
Para ter uma margem de lucro aceitável e que deixa o motorista no azul no final do mês é necessário que entre 30% e 60% do valor do frete seja o lucro para o profissional das estradas.
Veja quanto custa o caminhão mais vendido nos últimos tempos no mercado de caminhão no Brasil.
O gasto com a compra do caminhão poderá muito bem ser retornado em forma de lucro para o motorista profissional, para isso ele deve calcular todo tipo de despesa incluindo as fixas e as variáveis em relação a cada componente de um trabalho com caminhão, ou por unidade caso tenha uma frota com caminhões da DAF, Iveco, Volvo, Mercedes-Benz, Scania, MAN e Volkswagen terá um lucro melhor, veja abaixo:
De antemão o profissional deverá estar ciente que despesas com o veículo também deverão entrar nos seus gastos como uma manutenção preventiva, pagamento de IPVA e licenciamento, possíveis multas, fique atento aos acessórios proibido por lei, troca de peças, seguro do veículo, veja também quando vale apena ter uma proteção, novos pneus, troca de óleo e o maior gasto que é com o abastecimento.
Além do caminhão, o motorista deve ter em mente que outras despesas também farão parte do seu dia a dia como pagamento de pedágios, refeições, hospedagens, telefone celular(essencial para o trabalho hoje em dia), impostos e um contador.
Caso algum tópico mencionado seja deixado de lado, o motorista pode estar levando um baita prejuízo pagando e recebendo pelos fretes apenas para trabalhar e não lucrar como deveria.
Uma das formas mais fáceis de aumentar o lucro é evitar o desperdício culminando em despesas, pensando nisso as duas formas que mais trazem custos para os caminhoneiros são viajar sem nenhuma mercadoria e o valor do combustível.
Para combater esses dois vilões da conta bancária no azul do motorista devemos pensar em uma solução para o êxito do frete retorno e uma economia de combustível durante as viagens.
Muitos contratantes se aproveitam do retorno para pagarem um valor abaixo do que deveria para o caminhoneiro. O ideal é que o profissional das estradas antes de seguir viagem já tenha tudo planejado para fazer o frete retorno voltando para casa com a mercadoria para transportar e sem levar nenhum prejuízo.
Isso deve ser um quesito no seu checklist antes da viagem já que a maioria dos fretes não tem o percurso de volta em seu trajeto.
Fator importante para a economia de combustível é uma direção defensiva que acarretaria em menos gastos com o diesel.
Sempre dirija sem ultrapassar os limites do veículo respeitando a troca de marcha no tempo certo, não acelerando sem necessidade e sem freadas bruscas mantendo sempre a distância do veículo da frente.
Se atente também ao peso da carga que está levando, o excesso do carregamento acarreta em sobrecarga dos componentes do veículo principalmente do motor ocasionando maior desgaste, perda de vida útil além de proporcionar um esforço maior gerando gasto mais de diesel.
Redação – Brasil do Trecho
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