Conheça as tecnologias que saíram dos carros para os caminhões

A cada ano que passa novas tecnologias são aderidas aos carros, entre elas inovações que permitem funções antes inimagináveis aos veículos que hoje podem até mesmo trafegar sem a presença de um motorista.

Caminhão Scania
Caminhão Scania verde limão. Foto: reprodução

Hoje os veículos pesados já conseguem aderir à tecnologias com avanços e modernidades

A cada ano que passa novas tecnologias são aderidas aos carros, entre elas inovações que permitem funções antes inimagináveis aos veículos que hoje podem até mesmo trafegar sem a presença de um motorista.

Esses avanços na mecânica, elétrica e visual dos veículos se estendem aos super pesados das estradas onde caminhões também estão entregando ou prometendo em projetos futuros, funções nunca vistas antes.

Os caminhões mais modernos possuem o que tem de última tecnologia e segurança no mercado em forma de teste, aperfeiçoamento ou já em prática nos veículos.

Assista o vídeo:

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Vejamos abaixo quais são as últimas tecnologias para caminhões:

Radar de proximidade

Se o veículo se aproximar de algum outro ou objeto, até mesmo uma pessoa em um raio de menos de 15 metros e o caminhoneiro não estiver com pressão sobre o pedal de freio, o caminhão fará o papel de frenagem e poderá parar, isso tudo sem nenhuma intervenção humana.

Freio ABS

▪ABS

O sistema ABS consiste em um travamento das rodas no momento da frenagem mais brusca, evitando que o caminhão caia ou tombe.

Sistema do freio retarder

▪︎Retarder 

O sistema consiste em um freio hidráulico que consegue uma frenagem mais rápida e com segurança. Ele possui um controlador de óleo dos motores que visa a resistência do fluído com as rotações do motor sendo reduzidas acompanhando o freio, tornando uma parada mais segura.

Computador de bordo

▪︎Computador de bordo

Ele mostra a telemetria do caminhão em tempo real sendo acionado e controlado através de botões que estão no próprio volante do veículo.

Sensores no retrovisor

▪︎Sensores

Os caminhões possuem sensores de chuva e também de baixa luminosidade, assim os faróis são atendidos de forma automática quando sentem essa situação.

▪︎Caminhão autônomo

Essa tecnologia permite que o profissional das estradas não precise estar atrás do volante para que o caminhão trafegue. O veículo poderá seguir sua rota sem a necessidade de um motorista inclusive um caminhão com essa tecnologia começou a operar recentemente em Curitiba(Paraná) através de uma montadora sueca.

Redação – Brasil do Trecho