Cerca de 240 mil transportadores podem ficar sem realizar fretes no Brasil

Cerca de 240 mil transportadores podem ficar sem realizar fretes no Brasil
Foto: Reprodução / ANTT

Não perca o prazo para revalidação obrigatória das empresas de transporte rodoviário de cargas (ETC), que se encerra na próxima segunda-feira (26).

Mais de 240 mil empresas correm o risco de ficarem proibidas de realizar fretes caso não façam a revalidação ordinária do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) dentro do prazo estipulado.

Atualmente, apenas 45 mil empresas atualizaram o cadastro, das 285 mil cadastradas no sistema da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Sanções a Serem Enfrentadas

Empresas que não realizarem a revalidação do RNTRC poderão sofrer sanções, como suspensão do registro e aplicação de multas.

Caso sua empresa perca o prazo de revalidação e deseje regularizar a situação após a data limite, será necessário procurar um posto de atendimento ou acessar o RNTRC digital para atualizar o cadastro.

Vale ressaltar que realizar operações eletrônicas, como emissão de documentos fiscais, sem a validação do RNTRC pode resultar em penalidades, conforme o artigo 19 da resolução número 5.982.

Acesso ao Site da ANTT

A ANTT disponibiliza um tutorial em seu site para o cadastro do RNTRC, bem como para acessar o novo sistema de registro, que agora está totalmente digitalizado. Não deixe de aproveitar essa oportunidade para regularizar sua situação e evitar transtornos futuros.