Mas no Brasil, a vida de um caminhoneiro vai além de transportar cargas. A profissão exige desse profissional outras habilidades, além de ser um bom condutor. Vêm com a gente, pois vamos esclarecer tudo que você precisa saber sobre o ofício.
Com o avanço da tecnologia o profissional das estradas precisa se atualizar constantemente. Os caminhões estão cada dia mais modernos e requer habilidades de quem o dirige.Quem trabalha com caminho tem que estar sempre atento às tecnologias embarcadas nesses veículos de cargas.
O que não pode faltar na formação do caminhoneiro é a CNH na categoria E, ela permite dirigir carretas com o peso acima de 6 toneladas.
Dentre os cursos voltados para o caminhoneiro, dois não podem faltar, são eles:
Por vezes o caminhoneiro terá problemas mecânicos no seu veículo nas estradas e nem sempre contará com ajuda, por isso ele precisa conhecer o básico do funcionamento do motor, além disso, as empresas valorizam profissionais que conseguem fazer pequenos reparos.
A segurança é um fator muito importante para os caminhoneiros, dessa maneira, muitos motoristas acabam utilizando de armas de fogo sem possuir o porte de armas pode resultar em diversos problemas em caso de flagrante, então fique atento ao porte de armas para os caminhoneiros.
Para aqueles que desejam atuar no transporte de cargas perigosas, é indispensável o curso de Operação de Cargas Perigosas. No portal do SEST SENAT é possível encontrar outros cursos, inclusive na modalidade EAD.
As empresas, hoje, contratam por competências técnicas e demitem por competências pessoais, caminhoneiros com pouca experiência podem demorar a conseguir um emprego, que por sua vez é de extrema importância analisar possíveis falsas vagas de emprego para caminhoneiro.
Muitas vezes o trabalhador é ótimo no que faz. Dirige bem, tem anos de experiência, faz reparos no veículo, conhece as estradas, mas não sabe falar com as pessoas, é impaciente no trânsito, não obedece à hierarquia. Por isso é essencial para o caminhoneiro desenvolver habilidades pessoais.
Por passar muitas horas nas estradas, todo motorista profissional precisa ter noções de primeiros socorros.
Dessa forma, ele pode salvar vidas em caso de acidentes, pois o primeiro apoio prestado a quem está ferido, até a chegada do socorro, é fundamental.
É tão importante que o curso é obrigatório em quase todos os países para todos os futuros motoristas que tiram a CNH e devendo manter a renovação da habilitação em dia.
Geralmente o motorista de caminhão que opera algum tipo de equipamento, são os que trabalham com Munck. Os motoristas em geral só operam o mesmo veículo.
É de extrema importância que os condutores fique atentos as leis em que os caminhoneiros devem seguir.
O local de trabalho do motorista de caminhão, é a cabine do veículo. Eles passam horas atrás do volante cortando estradas de norte a sul do Brasil, chegando a ficar meses longe da família. Carregam o caminhão em um estado e entrega os produtos em outro estado.
Transportam diferentes cargas desde grãos a medicamentos. Além da responsabilidade em entregar a mercadoria nas condições em que saiu do lugar de origem, o caminhoneiro precisa conhecer bem sua rota, pois não é em todos os lugares que a carreta passa.
Atualmente a categoria tem uma grande importância econômica e politica, a categoria mostrou todo sua força durante manifestação em apoio ao Jair Bolsonaro, após sua derrota nas urnas.
Mais de 60% da economia do Brasil depende das cargas do transporte rodoviário. Se os caminhoneiros param, a economia também para. São eles que transportam os itens essenciais para a população.
Os caminhoneiros que trabalham em regime CLT com o CBO 7825-10 não tem obrigação de fazer reparos no veículo que trabalha, mas se o profissional tem noções de mecânica e voluntariamente faz pequenos reparos, não há problema algum. Mas o ideal é que a empresa mantenha um cronograma de manutenções preventivas do caminhão, para evitar os atrasos na entrega por conta de problemas mecânicos no veículo.
Para o motorista autônomo, vale a pena fazer cursos básicos de mecânica, haja vista que ele é o próprio dono do caminhão e, além disso, terá a possibilidade de economizar se ele mesmo puder fazer pequenos reparos.
É muito importante que o profissional do transporte de cargas, esteja à par dos documentos da carga, bem como do veículo.Ao ser parado pela PRF, se os agentes encontrarem alguma divergência em relação ao que está relacionado nos documentos que o caminhoneiro deve está quando sendo transportado, mesmo que o motorista não tenha nada a ver com o problema, ele terá que ficar à disposição do órgão até que os fatos sejam esclarecidos.Então é muito importante está atento e comunicar a empresa ao notar algo errado na documentação da carga e do caminhão.
Geralmente quem define as rotas são as transportadoras, inclusive o caminhão é rastreado e não pode desviar da rota estabelecida. Mas para aqueles que exercem a profissão por conta própria, as rotas quem define é o próprio motorista. Para não prejudicar o seu o lucro, é primordial fazer um bom
Hoje a comunicação entre caminhoneiros e empresas não depende mais do rádio PX. Com a chegada os smartphone e aplicativos de mensagens, a comunicação ocorre em tempo real.
Através de grupos de WhatsApp é possível trocar informações com os colegas sobre acidentes nas estradas, movimentos da classe, etc. Mas vale o alerta. Nunca use o celular quando estiver dirigindo.
Conduzir veículos pesados e longos requer muita responsabilidade e atenção, Qualquer distração pode ser fatal.
Os desafios nas estradas são inúmeros, mas o motorista profissional deve fazer tudo que estiver ao seu alcance, a fim de manter a sua segurança e a dos outros.Visando prevenir acidentes, a FreteBras, separou algumas dicas.
Para evitar o tombamento do veículo, estude sobre a força G. É aquela aceleração lateral gerada nas curvas que empurra o veículo para os lados, contra a porta do veículo. Ela desloca o veículo do seu centro de gravidade e o caminhão por ser mais pesado suporta bem menos a força G do que um carro.
A dica de segurança é: ao fazer curvas ou entrar em rotatórias mantenha a velocidade pelo menos 10 km a menos do que indicado na placa de velocidade.
Assim evita o tombamento do caminhão e os gastos com guincho, além de proteger a vida.
Se engana quem pensa que para ser caminhoneiro basta saber conduzir veículos longos. Transportar cargas volumosas e pesadas requer experiência e muita habilidade, é preciso ficar atento aos seguintes cuidados:
O salário e os benefícios do caminhoneiro dependem muito da região do Brasil, da empresa em que trabalha e do tipo de carga que ele transporta. Mas segundo o site Salário.com, o caminhoneiro recebe em média R$ 2.073,24 por uma jornada de trabalho de 44 horas semanais, mais os benefícios tais como: periculosidade (se transporta carga perigosa), auxílio-refeição, adicional noturno, etc.
Diante disso, fique atento para não gastar mais do que se ganha, analise corretamente as linhas de credito oferecidas aos caminhoneiros para não cair em nenhuma pegadinha. Dessa maneira, você caminhoneiro terá grandes chances de ter uma aposentadoria mais tranquila, aprenda a como requerer a sua aposentadoria como caminhoneiro.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário