Caminhoneiro

Caminhoneiro sem experiência, saiba tudo o que é preciso para conseguir sua primeira oportunidade de emprego

Se você conhece alguém que se encontra nessa situação e sonha em ser caminhoneiro, não pode perder essa matéria.

Veja tudo o que é preciso para iniciar na profissão

Muitos iniciantes sonham e desejam ser motoristas de caminhão. Uns já nascem com o dom ou possuem familiares que se espelham e acabam seguindo a função de caminhoneiro com seus conselhos, porém, outros buscam essa realização através de seu próprio esforço.

Para ambos os casos, temos perguntas e respostas que fornecem orientações suficientes para elucidar suas escolhas e clarear suas ideias para começar nessa tão sonhada profissão.

Em todas as profissões é preciso muita dedicação, esforço, carinho com os estudos, pesquisas, busca por treinamentos gratuitos oferecidos por determinadas entidades governamentais e transportadoras privadas, até ter condições de pagar por isso.

Conhecendo melhor o que os caminhoneiros fazem em seu dia a dia, o que é necessário para se tornar um motorista de caminhão, os desafios que enfrentará, a experiência necessária, como deve agir, qual a escolaridade exigida etc, trarão os conhecimentos básicos necessários para iniciar na carreira, saiba que nessa profissão você terá várias datas comemorativas. Então, vamos viajar nessa estrada e realizar esse sonho? Confira a leitura e boa sorte com suas escolhas!

Como é a rotina de um caminhoneiro

A vida de um caminhoneiro é repleta de coisas boas e também de alguns revezes, mas que com o carinho e dedicação que a profissão exige, não existirá nada que o faça recuar.

Muitas vezes o sonho vem compartilhado com exemplos que foram passados durante anos e de pai para filho. As conquistas, as vitórias, comemoradas em família vão ampliando as ideias e a vontade de seguir o mesmo caminho.

As conversas, as histórias, as prosas com todos e também com os amigos, vão aos poucos aumentando o desejo de um dia seguir a mesma estrada, por tantas e tantas vezes percorrida por aqueles que você mais admira.

O senso de liberdade, de conhecer novos lugares e culturas, pessoas diferentes, aumentando o leque de amigos e companheiros de estrada, de poder negociar seus valores a receber de frete e de ter uma certa possibilidade de definir seus horários de trabalho, vai ganhando cada vez mais força, até que seu sonho começa a querer se tornar realidade, como se fosse um verdadeiro imã, atraindo-o cada vez mais para esse mundo.

Ser caminhoneiro é, antes de mais nada, uma paixão que te acompanhará por toda a sua vida. A alegria de percorrer as estradas, de sentir o sol, o vento, a chuva chegando devagarinho até cair, de ver belíssimas paisagens, de conhecer novos lugares, atraem bastante também todos os que querem se tornar motorista de caminhão. Vamos mergulhar então nesse mundo e conhecer o que é necessário para seguir nessa profissão verdadeiramente tão bonita.

Habilidades que a profissão exigirá para ser motorista de caminhão

Organização

Ser organizado em todos os seus afazeres em sua função como caminhoneiro, desde os estudos até a prática, facilitará bastante nesse preparo inicial. Desta forma tente prever o que poderá ocorrer, quais materiais serão necessários para conseguir superar todas as etapas. Muitas pessoas utilizam até diários, descrevendo suas atividades ao final do dia. Quem sabe um dia, esses registros acabam virando um livro!

Planejamento

Etapa fundamental para tudo o que for fazer, seja com a teoria ou já partindo para o “mãos a obra” ou “mão na massa” (hands on) que trará uma certa segurança e tranquilidade e por ventura, aquilo que não foi executado previamente, servirá de aprimoramento em uma outra vez, até se tornar um verdadeiro expert em suas atividades diárias e isso fará parte de seu dia a dia como caminhoneiro, “vai entrar no sangue” automaticamente.

Logo, quando for iniciar um estudo, planeje seu tempo da melhor maneira possível, divida os horários entre as aulas e a absorção e a revisão do conhecimento oferecido. Refaça os exercícios sempre que possível, leia bastante sobre a profissão e de acordo com a sua especialização, se já souber exatamente o que deseja fazer.

Quando houver a possibilidade de praticar, planeje também como pretende executar, calculando, rotas, verificando os locais de parada para reabastecimento, para descanso provisório e pernoite, para alimentação nos quatro momentos café, almoço, lanche e janta. Faça um mapa de seu trajeto. Calcule o valor do frete pela distância percorrida e carga a ser transportada, cobrindo todos os custos para obter o valor real de lucro.

Os caminhoneiros novatos devem respeita a lei que aborda até qual horários determinados tipo de carretas podem trafegar em rodovias, principalmente em horário noturno.

Determinação

Muitas vezes poderá ocorrer da vida tentar te impedir, não desista, seja determinado, um dia as sementes que plantou, crescerão e darão frutos mais adiante. Supere as dificuldades, não importam quais sejam.

Disciplina

Mantenha o foco, realinhe os resultados atingidos, busque aprimorar-se, aprenda com os erros cometidos, tenha disciplina, haja com comprometimento e responsabilidade com seus estudos, tenha em mente que esse pode ser o seu futuro, faça contatos com as pessoas ligadas ao meio.

Estar “antenado” com as novas tecnologias e utilizá-las a seu favor

Uma situação muito comum entre os caminhoneiros é saber utilizar as ferramentas disponíveis a seu favor, como aplicativos de celulares para cálculo de valores de fretes, gps para percorrer rotas desconhecidas, serviços de manutenção, serviços para socorro pelas estradas por onde passar, agenda telefônica etc.

Também deverá estar acostumado em entender as novas tecnologias que os equipamentos podem lhe oferecer, os recursos de seus caminhões que poderão ajudar bastante na lida das tarefas diárias, como controle de velocidade, de frenagem, de pontos cegos etc.

O que você precisa para ser caminhoneiro

Chegamos até aqui com informações básicas para se tornar um bom motorista de caminhão. Agora vamos nos aprofundar um pouco mais nos conhecimentos mais técnicos, que trazem mais informações necessárias para continuarmos seguindo no crescimento de sua carreira de motorista.

CNH – Carteira Nacional de Habilitação

Assim que completar 18 anos de idade já é possível tirar sua habilitação inicial para motorista de caminhão, porém na categoria disponível nessa etapa que é a “B”, permitindo dirigir veículos leves de passeio e “A” para motos. Com isso, já vai tendo o conhecimento da legislação de trânsito, dos direitos e deveres, de direção defensiva, dentre vários outros conhecimentos iniciais necessários.

Nesta categoria “B” poderá dirigir veículos com PBT – Peso Bruto Total de até 3,5 toneladas e transportar até 8 passageiros além do próprio motorista.

Após completar um ano e meio com a habilitação nas categorias acima, será permitido migrar para a próxima categoria que é a “C”, sendo esta a primeira que abre as portas para o mundo dos motoristas de caminhão, porém, da mesma forma que as anteriores, permitirá dirigir caminhões com PBT acima de 3,5 toneladas e até 6,0 toneladas.

É exigido também para obter a categoria ”C” não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos doze meses, efetuar o exame toxicológico e ser aprovado no mesmo, além dos exames de aptidão física e mental. Realizar o curso e a prova prática e ser aprovado.

Nesta categoria “C” além dos veículos leves de até 3,5 toneladas da categoria “B”, já será permitido dirigir veículos de carga também e de até 6 toneladas, com exceção de articulados ou os denominados como carretas. Será possível acoplar reboques e semirreboques, caminhões não articulados, tratores, máquinas agrícolas, mas sempre observando nunca ultrapassar o peso e lotação máximos exigidos.

Nesta categoria não é permitido fazer o transporte coletivo de passageiros, somente de cargas, como animais vivos, grãos, baús, dentre outros tipos e é necessário que os caminhoneiros devem manter a renovação da habilitação.

Quanto custa tirar a habilitação da categoria “C” que inicia o motorista no mundo do caminhoneiro

Para conhecermos os custos médios para retirar a habilitação da categoria “C”, observe o quadro abaixo, lembrando que os valores podem sofrer variações de acordo com as taxas de cada Detran e localidade.

EtapasPreço
Exame médicoR$ 96,00
Exame psicotécnicoR$ 112,00
Exame toxicológicoR$ 180,00
Aulas práticas (mínimo de 20 horas-aula)R$ 130,00 x 20 = 2.600,00
Taxa do DETRAN prova práticaR$ 40,00
Emissão da permissão para dirigirR$ 107,00
Valor totalR$ 3.135,00

Quadro 1 – Custos Habilitação Categoria “C”

O prazo médio para retirar a habilitação da categoria “C” gira em torno de três meses, porém como existem as etapas de auto escola e pagamento de taxas que nem sempre se obtém todo o recurso em um mesmo momento, pode levar até um ano.

Para que isso ocorra é necessário buscar um Centro de Formação de Condutores ou mais conhecido como “Autoescola” para essa modalidade específica de categoria, observando que a instituição deverá ser credenciada junto ao Detran de seu estado.

Quanto à documentação exigida, normalmente é a Carteira de Identidade, o CPF e o comprovante de residência do condutor, original e cópia, porém, como prudência deve ser questionada a documentação necessária e completa, junto a instituição escolhida. Fazer os exames toxicológicos (válido por 2 anos e 6 meses, conforme Lei Federal 14.071) como direito do caminhoneiro de aptidão física e mental, fazer as aulas práticas (no mínimo 20h) e passar na prova do Detran .

Já a categoria “D” é que habilita e autoriza o condutor, transportar acima de 8 passageiros, além do motorista, como os condutores de Van, ônibus, micro-ônibus, como também os veículos das categorias “B” e “C”.

Finalmente chegamos a categoria “E”, que permite transportar cargas e articulados (carretas) acima de 6 toneladas, além de permitir dirigir todos os veículos das categorias “B”, “C” e “D”.

O valor para obter a categoria “E” é bem próximo do valor estimado para a categoria “C”, vide quadro 1, acima.

O que será melhor para o motorista de caminhão, trabalhar registrado como CLT ou como autônomo

Essa é uma pergunta muito interessante e que deverá ser escolhida por um iniciante em um determinado momento da construção de sua carreira. Veremos a seguir as vantagens e desvantagens de cada modalidade.

Carreteiro ou Caminhoneiro CLT

Possui atrativos como Férias proporcionais e vencidas mais 1/3, décimo terceiro, saldo de salário, Fgts e Inss que o mesmo contribui mensalmente, CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada, contando tempo para aposentadoria do caminhoneiro, auxílio acidente, auxílio doença etc, portanto, aprenda como solicitar a sua aposentadoria como caminhoneiro.

Essa modalidade traz uma maior segurança e tranquilidade para o trabalhador, em que o caminhão, não necessariamente precisa ser seu, normalmente nesses casos pertence à própria empresa transportadora, tal como suas despesas com seguros, pedágios, manutenções preventivas e corretivas também. Em geral as rotas realizadas se mantem e não variam, tendo os pontos de parada e abastecimento pré-estabelecidos.

Porém, independentemente da quantidade de viagens realizadas, o salário mensal é fixo e provavelmente não terá acréscimo, somente em algumas exceções, com a autorização, realização e comprovação de horas extras. Também será obrigado a cumprir jornadas de trabalho e cargas horárias semanais mínimas determinadas pela CLT.

Carreteiro ou caminhoneiro autônomo

Já para essa modalidade, o motorista terá a liberdade para negociar seus fretes, precisará também de uma linha de credito para caminhoneiro solida para consegui definir seus horários para cargas e descargas, escolher seus clientes, atuar com seu próprio veículo ou até mesmo como agregado, dando uma sensação de maior liberdade ao motorista de caminhão e de possibilitar o transporte variado de cargas distintas, como também para rotas e trajetos diferentes, conhecendo novos lugares e culturas o tempo todo.

Essa modalidade exige mais dos motoristas de caminhão, pois todos os gastos devem ser devidamente previstos e somados de uma forma bem detalhada, noção de mecânica faz diferença durante um processo seletivo.

Consequentemente, os ganhos tendem a superar os salários fixos dos caminhoneiros que optam pela modalidade CLT, pois os riscos para os autônomos são maiores, em virtude deles absorverem todos os custos da operação e não podem falhar na negociação do valor do frete, mesmo sabendo-se que sofrem pressões das transportadoras no momento da negociação dos valores, para concretizar o transporte da carga.

Enquanto o ganho fixo mensal médio do caminhoneiro CLT fica em torno de 2,1 mil reais, os ganhos mensais médios de um motorista autônomo de caminhão no Brasil fica em torno de 4 a 5 mil, podendo até ser maior.

Qual a melhor modalidade? Essa é uma pergunta que somente a própria pessoa poderá responder, pois dependerá muito de como gostará de atuar, com horários de jornadas já pré-definidos e rotas pré-estabelecidas ou com maior liberdade? Dependerá da escolha de cada um.

Quais os desafios de um caminhoneiro iniciante

São muitos os desafios, como a falta de oportunidades para iniciantes, necessidade de estruturação de políticas que favoreçam esse ingresso, que promovam e divulguem treinamentos para os motoristas que desejam ingressar na profissão de caminhoneiro, possam se qualificar, pois o caminho de todos será sempre o estudo.

Quanto mais cursos concluir, melhor será, pois obterá contatos importantes de pessoas que já atuam no meio, que oferecem palestras e consultorias para várias empresas e essas oportunidades não podem passar despercebidas.

È necessário que aqueles que queiram se tornar caminhoneiros busquem os órgãos governamentais e a iniciativa privada também, que oferecem cursos gratuitos, como o Sest/Senat, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Instituto CCR, Mercedes Benz, Senai de São Paulo, Coopercarga, dentre outras.

Além da necessidade de qualificação, aqueles que querem ingressar na profissão não podem ser discriminados pelos seus companheiros simplesmente por serem calouros. As empresas transportadoras têm um papel fundamental para educar seus funcionários de como devem receber os novos contratados, dando o apoio necessário aos mesmos, pois todos nós um dia passamos por isso e agora temos o dever de retribuir também.

Outra necessidade fundamental dessas empresas é a de propor a realimentação desse mercado, descobrindo, promovendo e dando oportunidades para novos talentos, através de programas específicos de contratação dessa mão de obra tão importante para o crescimento do país.

É preciso que as transportadoras abraçam os programas de contratação de novos talentos e que apadrinhem os interessados, pois somente assim, conseguiremos abastecer o mercado com essa mão de obra qualificada, mas que carece de oportunidades.

Os custos dos interessados devem ser subsidiados para que estes não sofram qualquer problema, seja de deslocamento, alimentação, estudo, dentre outros.

Como adquirir experiência para motoristas

Para adquirir experiência o primeiro passo é conseguir ingressar em uma transportadora ou ter o seu próprio caminhão, mesmo que o veículo seja compartilhado e ter como missão a busca por vagas.

Após conseguir tirar sua habilitação da categoria “B” e conseguir migrar para a categoria “C” vá acumulando experiências, buscando oportunidades que possam aparecer em grandes empresas atacadistas, no comércio, na indústria, na construção civil, nas locadoras de veículos, no campo, no agronegócio, nas usinas e também nas transportadoras, ou seja, o leque é enorme e as oportunidades de novas vagas de emprego são muitas, sendo muito importante analisar falsas vagas de emprego para caminhoneiro.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário