Caminhão caçamba. Foto: Prefeitura são sebastião do cai
Nesse artigo iremos abordar tudo o que você não sabe sobre esse tipo de caminhão. O significado, as novas regras, as melhores dicas, como ganhar dinheiro com o caminhão e mais, do veículo que parece um pouco com um caminhão pipa.
O caminhão caçamba é um tipo de caminhão equipado com uma caçamba articulada na parte traseira destinado ao transporte abundante de material, com muito peso, que dispensa cuidados na hora da carga e descarga de materiais a granel como areia e britas, por exemplo.
Esse tipo de caminhão também é conhecido como basculante, por conta da sua carroceria com capacidade de descarregar grande quantidade de material por meio do basculamento da caixa de carga em até 46 graus. Geralmente usados em dois tipos, o toco e o truck.
O caminhão basculante que sair de fábrica deverá ser registrado após a comprovação de alguns requisitos de segurança.
Todo, novo, caminhão caçamba terão de possuir um sistema de segurança para o sistema hidráulico, com acionamento primário e secundário, seguido a norma da ABNT, além de aviso de segurança da operação dos dispositivos, de forma legível, fixados em local visível ao motorista.
Para o caminhão que já está em circulação, há um prazo estabelecido pelo CONTRAN para adequação às novas regras obrigatórias para a obtenção do licenciamento de 2023 para os caminhões com placa final ímpar e a partir de 2024 para as placas finais pares.
A íntegra com todas as normas para caminhão caçamba e caminhão – trator pode ser lida na resolução n.º 859/2021 na página do CONTRAN na internet.
Existem alguns aplicativos que podem ajudar o caminhoneiro nesse momento, como calcular o consumo de combustível, dar um preço para frete dentre outras ferramentas.
Os dispositivos de segurança merecem destaque. A lei determina que o caminhão deve possuir mecanismos de segurança atuando de forma primária e secundária nos sistemas hidráulicos da caçamba, veja:
O sistema primário impede o acionamento da tomada sem a intenção do motorista. O secundário são alertas visuais e sonoros na cabine de modo a avisar o motorista sobre o acionamento da tomada de força ou se a caixa de carga não estiver na posição inicial.
Já o sistema terciário é um dispositivo que faz o controle eletrônico da tomada de força, de maneira que o veículo não alcance velocidade acima de 10 km/h com a tomada de força ligada. Os dois primeiros dispositivos de segurança são obrigatórios na nova resolução do CONTRAN. Esse último é opcional.
Como já mencionado acima, as instalações dos sistemas de segurança, devem ser efetuadas até o final de 2023 nos caminhões com final da placa impar e no final de 2024 naqueles com placa de final par. O caminhão que saiu da fábrica antes de a resolução ter entrado em vigor – 2 de agosto de 2021 – deve ser regularizado até o final de 2023.
O condutor dos tipos caçamba flagrado em circulação sem os requisitos de segurança estabelecidos pela resolução 859 do CONTRAN, serão penalizados com base nos artigos 169,230 (incisos VII, IX e X) e 237 do CTB.
No artigo 169 diz: dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança, é considerado infração leve como multa de R$ 88,38 e 3 pontos na CNH.
Artigo 237: transitar com o veículo em desacordo com as especificações, e com falta de inscrição e simbologia necessária à sua identificação, quando exigidas pela legislação, infração grave com multa e retenção do veículo para regularização, fique atento a acessórios proibido por lei que possam resultar em multa.
A caçamba pode ser inclinada em até 46 graus, assim, o condutor do caminhão deve ser treinado para fazer o descarregamento correto. Para tanto é preciso seguir os seguintes passos:
O peso da carga influencia no basculamento, por isso, é necessário organizar os tipos de carga de forma que o material fique bem distribuído para que o peso não exceda em uma parte a mais do que em outra. Se a carga for composta por diferentes tipos de material, no processo de descarga, o motorista deve priorizar os itens com maior peso. Faça com que os mais leves fiquem no fundo da caçamba.
Vale lembrar que o maior caminhão do mundo é um caminhão caçamba, com mais de 400 toneladas de capacidade de carga o caminhão impressiona pelo seu tamanho e robustez.
Os acidentes provocados por condutores dirigindo o caminhão com a caçamba levantada, é fruto da pressa ou descuido do profissional. Além disso, andar com a caçamba levantada aumenta o risco de capotamento provocado pela resistência do vento, muito importante que o caminhão tenha um seguro.
Por isso, quem trabalha com caminhão caçamba e pretende ter lucro com o caminhão, deve redobrar a atenção, pois qualquer descuido pode causar acidentes graves, afetando não só o motorista, mas todas que estiverem em uma ponte atingida por uma caçamba levantada, por exemplo.
Ter um bom fornecedor é de suma importância para cumprir os requisitos das novas regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito. Um fornecedor de confiança irá entregar o caminhão com a instalação dos avisos sonoros, além de identificar a melhor posição dos equipamentos para que o motorista possa visualizá-los e ouvi-los da melhor forma, evitando as falhas que comprometem a segurança.
Respeitar o limite de carga evita prejuízos no caminhão como o desgaste excessivo dos pneus, por exemplo, e diminui os riscos de acidentes. O excesso de peso compromete a estabilidade do caminhão, sendo primordial conhecer a dimensões do veículo, esse fator também é muito importante para evitar um alto consumo de combustível.
As medidas de um basculante modelo toco são as seguintes:
Faço o basculamento somente em locais planos. Nunca opere o equipamento em terrenos com subida ou descida e verifique se o terreno suporta o peso.
Verifique não só o terreno, mas o que está acima da caçamba também, pois a caçamba levantada, pode encostar em fios da rede elétrica e provocar até a morte do motorista. Opte por fazer o processo de descarga de onda pois não há fios de eletricidade próximo a caçamba. Se for o caso, a descarga tem que ser manual nesses tipos de caminhão.
Para que você não tenha um baixo resultado em seus ganhos, consequentemente o seu lucro com o caminhão caia bastante.
Trabalhar com caminhão caçamba não é fácil, a profissão requer responsabilidade, atenção e muito profissionalismo. O salário desse profissional varia muito, tem empresa que paga por comissão, por produção ou salário fixo. A média é de R$ 1700,00 na carteira + os benefícios ou agregar um caminhão em um transportadora.
Para quem pensa em comprar o caminhão para trabalhar por conta própria, o caminhão custa em média 130 mil reais, dependendo do modelo, ano e quilômetros rodado e da região do país. Lembrando que ao comprar um modelo usado, o dono terá que investir além do valor da compra para implementar os dispositivos de segurança estabelecidos pela nova Resolução n.º 859 do CONTRAN.
Saiba quanto custa o caminhão mais vendido nos ultimos anos dentro do mercado brasileiro de caminhão.
Fique de olho em compras de caminhão por leilão, para realizar essas compras você deve conhecer bem sobre o produto para não comprar um produto errado.
Para uma compra certa é necessário comprar um veículo de marca com procedência como, Scania, Volkswagen, Mercedes-Benz, Iveco, Volvo e DAF.
Redação – Brasil do Trecho
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