Caminhoneiros reunidos em pátio de posto. Foto: Senado
Conheça tudo relacionado ao dia a dia de um caminhoneiro e como isso pode afetar sua vida ao pegar as estradas.
A vida do caminhoneiro é repleta de desafios e conquistas, que podem tornar sua vida profissional mais rica a cada dia, tendo experiências positivas incríveis e algumas derrotas também, mas que servirão para seu amadurecimento.
Entre prosas e conversas do dia a dia nas paradas, sejam nos intervalos para refeições ou descanso como pede a lei, muitas curiosidades surgem e entre grandes risadas aos poucos, os amigos vão sendo acrescentados à sua vida, alguns não passarão de uma boa roda de bate papo, outros, farão parte de toda uma vida dedicada para as estradas.
Além de dedicar boa parte da sua vida a servir toda a população que depende do serviço dos caminhoneiros no Brasil, para isso, a categoria dos caminhoneiros dispões de algumas datas comemorativas ao longo do ano.
Conheça algumas situações que fazem parte da rotina vivida pelos caminhoneiros e as histórias que enriquecem esse conteúdo que é voltado especificamente para os caminhoneiros de nosso país.
Hoje, no Brasil, existem aproximadamente dois milhões de caminhoneiros atuantes, movimentando a economia brasileira, transportando cerca de 200 milhões de toneladas de produtos dos mais diversos tipos, com o salário do caminhoneiro que varia entre diversos estados brasileiro.
É considerada uma profissão fundamental que gera riquezas para o país e movimenta a economia com fretes para praticamente todos os estados. Graças aos caminhoneiros é que chegam todos os dias novas vestimentas, alimentos, veículos, móveis, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, bebidas, medicamentos e tudo o mais que precisamos para nossas vidas.
Desta forma, a tendência de crescimento desse mercado de transporte rodoviário é sempre uma constante na vida do caminhoneiro, seja ele agregado, autônomo ou empresário dono de transportadora.
Essa demanda acompanha o crescimento da economia brasileira, que dá sinais de aumento para os próximos anos, face às mudanças políticas recentes, em virtude das eleições e de uma maior aproximação do país com outros blocos, como o Mercosul, o Europeu e o Asiático, que ficaram distantes em virtude de uma política de comércio exterior equivocada e que deve ser otimizada para os próximos anos pelo novo governo.
Isso traz uma esperança maior e expectativas reais de crescimento econômico para o país, acima do previsto de 2,8% de 2022 de PIB – Produto Interno Bruto brasileiro, em que o FMI – Fundo Monetário Internacional divulgou recentemente.
Consequentemente, o transporte rodoviário brasileiro vê com bons olhos os próximos anos, já a partir de 2023, com ampliação dos investimentos externos com a reaproximação econômica do Brasil com outros países, com a ampliação e modernização dos ativos atuais da Petrobras, do aumento do poder aquisitivo da população brasileira, do crescimento da construção civil que sempre alavancou os ganhos desse segmento de frete, dentre várias outras condições favoráveis.
Todos sabem que a vida de caminhoneiro é repleta de desafios, mas também de muitas conquistas e descreveremos aqui algumas delas e sua rotina:
Com isso o caminhoneiro ao pegar as estradas e BRs Brasil à fora, deve verificar antes por onde pretende trafegar, por quais vias, por quantas horas (atento a Lei de descanso) como direito do caminhoneiro, quais os prováveis pontos de parada que permitem pernoites a um custo zero ou o mais baixo possível e quais os locais previstos para abastecimento no decorrer de sua viagem.
Caminhoneiros devem ficar atento aos horário de trabalho, principalmente trafegar com carretas em horários noturnos, podendo acarretar em multas ao profissional.
Tudo isso servirá para cálculo do valor do frete e para garantir a máxima eficiência e segurança, no decorrer da viagem, atendendo aos possíveis imprevistos que possam ocorrer dentro das leis vigentes paras os caminhoneiros.
Importante prever situações e as devidas assistências, como borracheiros, assistências técnicas e abastecimentos mais próximos de seu trajeto. Quais as pousadas e hotéis que possam atender, dentro de suas condições, possíveis paradas imprevistas, como também outros restaurantes, banheiros etc.
Só saia de casa para efetuar fretes, caso a documentação de seu veículo esteja em dia, como também as devidas manutenções preventivas e corretivas.
No momento da aferição é fornecido um certificado com validade para dois anos que deve estar dentro do veículo para ser apresentado, caso seja exigido por alguma autoridade de trânsito.
Proprietários de ônibus, vans e caminhões que estão circulando com o tacógrafo sem o lacre do Inmetro, poderão ser multados em R$ 1.200,00, podendo chegar a R$ 50.000,00 em casos de reincidências. Já para o tacógrafo irregular, a multa é de R$ 195,23 mais 5 pontos na CNH e ainda poderá ter o veículo retido para sua regularização.
Os caminhoneiros devem manter a seu a renovação da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em dia para conseguir trabalhar dirigindo caminhão.
Fique atento, pois existe uma crescente desobediência em relação ao cumprimento desta lei que normalmente vem sendo fiscalizado pelos agentes rodoviários nas estradas brasileiras. Só para se ter uma ideia do impacto deste cumprimento tão importante para a segurança dos motoristas e dos próprios caminhoneiros, em 2019 em relação a 2018, aumentou a incidência em 254%, tendo um total de 20.444 infrações.
Por outro parte os caminhoneiros acabam utilizando armas de fogo na cabine do caminhão, sem o porte de armas para manter uma segurança e tentar evitar assalto e rodovias, em caso de flagrante os caminhoneiro sem porte de armas poderá ser preso em flagrante.
A vida de um caminhoneiro é repleta de pontos positivos, mas também de reveses que devem ser ultrapassados e não se deixar abalar, pois todas as profissões têm esses dois lados e não somente a profissão de caminhoneiro. Pensando nisso, elaboramos alguns deles.
Pontos positivos: A alegria de poder fazer o que mais gosta e que sempre sonhou na vida, tornando-se realidade. O sentimento do dever cumprido quando uma entrega é concretizada e a realização de estar atendendo milhares de pessoas.
Liberdade de escolher qual segmento pretende prosseguir, o de autônomo ou de agregado. Sensação de liberdade, mesmo tendo que cumprir as entregas com horários pré-determinados. Possibilidade de crescer e de ser melhor remunerado dentro da mesma função do caminhoeniro, porém tendo que estudar e se especializar etc.
Pontos negativos: alto valor dos combustíveis dificulta obter um preço mais justo para o frete, muitas vezes os valores dos fretes são “empurrados” pelas próprias transportadoras. Em momentos de crise, os valores dos fretes diminuem mais ainda. Alto custo de manutenção e reposição de peças e equipamentos. Condições ruins das estradas e BRs. Desrespeito por parte de alguns grupos empresariais quanto ao momento do carregamento e descarregamento. Falta de investimentos e linha de crédito para os caminhoneiros por parte do governo federal, dentre outros.
Existem importantes melhorias que devem ser almejadas pela categoria dos caminhoneiros que podem ser aperfeiçoados por cursos, que seria ter uma maior representatividade política. Assim, as Leis que favoreceram a categoria serão repassadas mais rapidamente pelo Congresso Nacional e resolvidas de uma ver por todas, o sindicato dos caminhoneiros ajuda no cumprimento dessas leis.
O SEST SENAT também oferece cursos gratuitos para caminhoneiros que desejam aumentar o peso do seu currículo e ganhar um maior conhecimento técnico da profissão.
Da mesma forma, ainda nessa proposta acima descrita, ter representantes da categoria favorecerá a melhoria de outras condições para os caminhoneiros, como financiamentos para troca de caminhões antigos por novos a juros melhores tendo assim mais crédito, um cartão de credito que ajude os caminhoneiros e a discussão da revisão da Tabela de Frete estabelecendo o Piso Nacional de Frete, porém com correções mais rápidas e justas, para evitar perdas.
Melhorias da infraestrutura das estradas e dos pontos de paradas que poderiam ser propostos pela própria Petrobras, atraindo mais clientes para seus postos, oferecendo uma infraestrutura mais adequada aos caminhoneiros e que provavelmente, seriam copiadas pela iniciativa privada, gerando maior concorrência no oferecimento desses serviços atrativos.
E por fim, a mais importante de todas, ou seja, a revisão da Política de Preços dos combustíveis praticada atualmente pela Petrobras, garantindo uma condição diferenciada para o consumo interno daquela praticada externamente, promovendo a produção de derivados no país, diminuindo as importações e aumentando as exportações, garantindo-se maiores investimentos nas Refinarias, o que atrairão mais transportes e fretes e consequentemente, muito mais empregos para todos os brasileiros.
É muito importante que os caminhoneiros fique bastante atento para conseguir identificar uma falsa vaga de emprego para caminhoneiros anunciadas na internet.
Destacamos esse ponto em especial, pois ele faz mover mais rapidamente ou mais lentamente a economia brasileira, com relação ao transporte rodoviário de cargas para todos os estados.
A qualidade das estradas brasileiras melhorou, porém ainda há muito o que fazer, pois existem muitas BRs que precisam ter um tratamento diferenciado de piso, com melhor escoamento e canalização, como também sinalização horizontal e vertical, melhor iluminação etc. Tudo isso implantado e concretizado, faz reduzir acidentes e consequentemente, aumenta a segurança dos motoristas também.
Construir mais “áreas de escape” para caminhões, em especial, nas descidas de serras e em locais de maior incidência desse tipo de acidente, pois isso salva muitas vidas.
Concluir as obras das reformas das estradas que ficaram pendentes dos governos anteriores, atuando em parceria entre os governos federal, estadual e municipal, em especial, nas áreas de escoamento da produção agrícola, mineral e pecuária.
O ministério da Infraestrutura precisa agir em conjunto com parcerias da iniciativa privada, com as concessionárias que controlam rodovias, como também dando incentivos fiscais para os estados e municípios que promovam melhorias nas rodovias e estradas de sua autonomia, reduzindo através de um programa de metas atingidas, a dívida interna dessas instituições federativas.
Os principais desafios encontrados por caminhoneiros e motoristas em geral nas estradas brasileiras, são:
A operação tapa-buracos é uma alternativa, mas que não deve ser considerada como a principal, onde o ideal é o recapeamento completo das rodovias.
Para superar os desafios da vida de um caminhoneiro, devem ser analisados alguns pontos-chave, que podem ajudar na superação dessas dificuldades:
Ainda existe certo preconceito na contratação de caminhoneiras, porém essa realidade está mudando e bem rápido. Grandes transportadoras estão abrindo as portas para as mulheres se desenvolverem na profissão, estudando, praticando e sendo treinadas por instrutores da própria transportadora.
Aos poucos nossas caminhoneiras vão se multiplicando e muitas delas viraram Youtubers também, ganhando fama por sua competência e determinação, seguindo os passos de seus pares de profissão ou simplesmente, por adorarem fazer o que mais gostam.
Como curiosidade, vocês sabem quem foi a primeira caminhoneira brasileira? Ela é mais conhecida como Tia Neiva, ou melhor, Neiva Chaves Zelaya. Ela é uma sergipana, nascida em 1925 na cidade de Propriá. Ela se casou aos 18 anos e teve 4 filhos.
Se hoje estamos percebendo cada vez mais caminhoneiras no transporte, desbravando as estradas brasileiras é porque antes, lá atrás, mulheres como a Tia Neiva foram pioneiras nesse mundo inicialmente considerado como masculino, mas que agora já faz parte também do universo feminino. Parabéns a todas as mulheres guerreiras, talentosas e dedicadas como Tia Neiva.
Em um mundo de dificuldades, como já comentamos anteriormente, também é possível ver na profissão do caminhoneiro os prazeres de um trabalho ao ar livre, da sensação de liberdade, da possibilidade de ser dono de seu próprio negócio, de poder fechar preços que sejam satisfatórios para si e que cubram seus gastos e de poder trabalhar sem ter necessariamente um “chefe” insistente pressionando o tempo todo.
Em certos momentos os caminhoneiros devem atuar como mecânicos para conseguir sair do prego em lugares perigoso, por isso, a importância de ter noção de mecânica.
É uma felicidade enorme quando a missão é completada e principalmente quando o dinheiro entra no bolso, permitindo ao caminhoneiro fechar o próximo negócio que não demora a aparecer com uma demanda cada vez maior.
É possível se especializar também, tendo o cuidado e a dedicação necessários ao desenvolvimento profissional, mas que trará frutos mais a frente, caminhoneiros também tem direito a insalubridade.
A tendência é que as solicitações dos caminhoneiros sejam atendidas pelo novo governo, avançando cada vez mais com maiores benefícios e maiores possibilidades de trabalho. A esperança agora é maior e muitos caminhoneiros poderão ter seus ganhos aumentados daqui a algum tempo, resgatando o sentimento de que a profissão vale a pena e que pode voltar a ser admirada por seus filhos e netos, mantendo a tradição de passar de pai para filho todo o aprendizado de uma vida inteira.
Portanto, do inicio da carreira de um caminhoneiro até a sua aposentadoria eles vivenciam diversas experiência durante o seu dia-a-dia no trabalho, aprenda também como requerer a sua aposentadoria como caminhoneiro.
Redação – Brasil do Trecho
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