Até mesmo para quem já é caminhoneiro é importante saber o quanto o mercado está pagando em 2022 para esta profissão
Uma das perguntas que normalmente bomba nas Redes Sociais é com relação à curiosidade de saber quanto ganha um caminhoneiro no Brasil? Em momentos de crise e intensa dificuldade de obter um emprego, seja para quem perdeu se trabalho anterior e não consegue reposição, seja para quem sempre sonhou com a profissão de caminhoneiro e deseja realizar agora seu sonho.
Caminhoneiros que passam muito tempo longe da família acabam levando sua família junto durante a viagem para acabar matando a saudade.
O ano de 2022 apresentou diversos desafios para a maioria da população brasileira, com as privatizações, quebras de indústrias e do comércio e a falta de empregos voltou a assombrar a sociedade, além das altas sucessivas dos preços dos combustíveis que alavancou a inflação e os preços dos produtos e serviços em geral dispararam de forma galopante.
Outro ponto muito importante é ficar bastante atento as falsas vagas de emprego para caminhoneiros que querem apenas arrancar dados dos caminhoneiros.
Imagine se a situação está difícil para que está empregado e mais então para quem está desempregado e teve que tentar se reinventar. Com a inflação em alta, as taxas de juros nas alturas, cartões de crédito ou linha de credito sendo utilizados como último recurso, aumentando ainda mais a dívida daqueles que estão se sentindo impotentes, tendo que vender o que adquiriram durante toda a vida do caminhoneiro para tentarem sobreviver.
Muitos então decidiram recorrer à profissão de caminhoneiro, imaginando que com uma demanda crescente, pós Pandemia do Covid 19, não vai faltar trabalho para essa categoria profissional.
Um caminhoneiro que atua como contratado por uma transportadora, pelo regime da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho sob o CBO 7825-10, quanto deve ganhar? Muitos iniciantes e até mesmo caminhoneiros mais experientes querem saber a resposta e se atualizarem quanto a este assunto.
Os caminhoneiros possuem um sindicato que fiscaliza e ajuda ao cumprimento do regime especifico para a categoria.
Um caminhoneiro que recebe como CLT de forma fixa e mensal, que têm direito como a insalubridade aos benefícios previstos em Lei, como Férias vencidas e proporcionais com mais 1/3, Décimo terceiro, que contribui para o Inss e para o Fgts, cumprindo carga horária estabelecida por esse regime, tendo direito a Rescisão Contratual como direito do caminhoneiro, Aviso Prévio etc, ficou estabelecido pela CNT – Confederação Nacional de Transporte em 2019 um salário médio mensal de R$ 3.720,26.
Os caminhoneiros devem respeita a lei referente aos trafego de veículos pesados durante a noite, realizando o seu descanso da maneira correta e trabalhando com mais segurança.
Já os caminhoneiros autônomos fazem sua própria jornada de trabalho, são os donos de pelo menos um caminhão, negociam seus próprios fretes e correm atrás de seus clientes, não tendo as mesmas características consideradas mais estáveis de recebimento de um trabalhador CLT.
Desta forma a mesma pesquisa efetuada pela CNT em 2019, estabeleceu um valor médio salarial mensal para os autônomos de R$ 5.011,39.
Porém importante frisar que apesar da média estimada ser maior para os caminhoneiros autônomos, os custos como combustível, pedágios, manutenção preventiva, depreciação do veículo, seguro, impostos e taxas devem ser observados com cuidado, dentre outras situações adicionais, como o valor à ser cobrado de frete, que tem que necessariamente cobrir todos os custos em relação a distância ou trajeto a ser percorrido, o peso da carga, a alimentação, o tempo que o caminhão permanece parado sem ganho, as paradas para pernoitar etc e ainda deve ter o lucro adequado.
Para que isso ocorra de forma adequada é necessário que haja um planejamento detalhado, envolvendo todos os gastos acima descritos, estimando os respectivos valores de acordo com o trajeto a ser percorrido.
Normalmente para que isso ocorra de forma mais rápida, são utilizadas planilhas em excel em que são preenchidos apenas as informações básicas de input, como a distância percorrida, por exemplo, e todo o cálculo é efetuado rapidamente, já tendo a formatação de fórmulas para estabelecer um provável valor estimado de frete a ser cobrado, estimando cobrir todas as despesas e custos da operação.
Outra forma muito utilizada é a de alguns sites que oferecem gratuitamente aplicativos que calculam o frete e ainda outros mais elaborados que atualizam para o cliente, as informações relacionadas aos aumentos de combustíveis, alimentação, estadia etc, por região. Desta forma, por onde quer que o caminhoneiro passe, estará disponível sempre uma base atualizada, bastando se preocupar apenas com o trajeto a ser percorrido.
Essa é a prática mais comum que os caminhoneiros autônomos estão utilizando diariamente e para ter uma resposta rápida do valor adequado a ser cobrado de frete. Sem efetuar esse cálculo de forma precisa, não terá a garantia de lucro e de cobertura de todos os gastos.
Uma curiosidade muito interessante que normalmente sempre aparece nas perguntas relacionadas ao assunto é com relação a idade média e o gênero dos caminhoneiros que estão em atividade no mercado brasileiro.
Ainda com relação à mesma pesquisa efetuada pela CNT, sendo entrevistados em torno de mil caminhoneiros em vários estados do país, chegou-se à conclusão de que o mercado ainda é dominado pela maioria esmagadora de homens, correspondendo a 99,5% dos entrevistados.
Outra curiosidade bem interessante e que atende aos anseios daqueles que pretendem ingressar na profissão ou até mesmo para os veteranos que atuam no mercado há muito mais tempo é com relação a idade média. A pesquisa aponta que além de ser um mercado predominantemente masculino, a idade média dos caminhoneiros é de 44,8 anos.
Complementam a pesquisa uma rotina pesada em que os caminhoneiros rodam em média 9 mil quilômetros por mês, trabalhando 11,5 horas por dia durante 5 a sete dias na semana, o que deve ser evitado não só pela manutenção de uma boa saúde, como também pelo lado da segurança ao volante, garantindo que a Lei de descanso seja cumprida adequadamente e respeitada, evitando-se inclusive, multas indesejáveis.
Os principais desafios e reivindicações dos caminhoneiros são: aumentos sucessivos dos combustíveis, que atualmente seguem a política de preços alinhada ao dólar e ao preço do barril de petróleo do mercado internacional, ou seja, pagos em dólar pelo que consumimos em nosso país.
Os problemas relacionados à infraestrutura das estradas brasileiras, que no geral, apresentam condições ruins para o tráfego de veículos de passeio e de caminhões, tendo muitos buracos, remendos, muitas sequer são asfaltadas.
Também não percebemos a existência de um plano de contingência para recapeamento asfáltico imediato e de drenagem mais adequados, em especial nos períodos de chuva intensa que destrói as estradas, aumentando inclusive o risco de acidentes, perdas materiais e infelizmente ocasionando vítimas fatais todos os anos.
Até hoje apesar de já ter sido encaminhada para votação pelo Congresso Nacional uma tabela que garanta o piso mínimo de frete com leis feito para os caminhoneiros, primordial para estabelecer um ganho mínimo para o caminhoneiro, a mesma ainda tramita no STF – Supremo Tribunal Federal, pois até então estava sendo considerada inconstitucional.
O problema da segurança nas estradas, a falta de policiamento para garantir o tráfego de caminhões e o transporte de cargas é realmente uma situação que merece uma maior atenção das autoridades federais como a Polícia Rodoviária Federal, estaduais e municipais também, devendo ter uma maior integração e inteligência tática, garantindo o desmembramento e prisão dos participantes de quadrilhas especializadas, como por exemplo os sequestros.
Em contra partida, os caminhoneiros acabam utilizar armas de fogo para se proteger de diversos assaltos em rodovias perigosas e sem iluminação, no entanto, o porte de armas no Brasil para os caminhoneiros precisam seguir com o porte de armas.
Outra reivindicação que é muito importante é a criação de pontos de paradas adequados, exemplares, no padrão americano, tendo lojas muito bem equipadas que ofereçam além de farta alimentação, banheiros limpos e sofisticados a venda de produtos para higienização pessoal, venda de acessórios e equipamentos para os caminhões, como eletrodomésticos (geladeiras, ar-condicionados etc) e souvenires.
Hospedagem, manutenção como troca de óleo, fluídos e lubrificação do chassi, área para descanso para tirar sua folga e recreação de crianças, uma gigante área para o estacionamento das carretas, sendo a maior parte subsidiada pela Petrobras, garantindo maior atração de clientes para seus postos BR e forçando a concorrência privada a fazer o mesmo.
Em relação ao salário médio de um caminhoneiro no Brasil, face aos relatórios do Caged, E Social e Empregador Web, este fica em torno de R$ 2.056,91. Veja o quadro a seguir onde demonstramos os salários dos caminhoneiros das principais cidades brasileiras.
Cidade Jornada Piso Média Teto Sal/h Total
Fig 1 – Reprodução do Youtube
Cálculo salarial para motorista de caminhão no Brasil em 2022
(R$) Sal. Mensal Sal. Anual Sal. Semanal Sal/h
Fig 2 – Reprodução do Youtube
Nos últimos anos o mercado de trabalho para caminhoneiros vêm apresentando uma crescente curva e que ganhou força após a Pandemia do Covid 19. Nos últimos meses essa demanda está latente.
Entre o período do mês de outubro de 2021 a setembro de 2022, tivemos um aumento nas contratações com carteira assinada de caminhoneiros de 19,72%, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelas empresas de transporte, face aos aumentos sucessivos dos combustíveis.
Estado Jornada Piso Média Sal. Teto Sal./h Total
Fig 3 – Reprodução do Youtube
Muitos iniciantes ou até mesmo quem já atua na profissão pode efetuar um concurso público e exercer o cargo de Caminhoneiro. O salário de um concursado é um pouco menor, porém a jornada também, passando de 44 hs semanais para 41 horas semanais, ficando em média no valor de R$ 1.832,92, seja para órgãos federais, estaduais ou municipais.
A remuneração é de certo, cerca de 11% menor do que seria se fosse contratado pelo regime de uma empresa privada CLT, porém existe a estabilidade e uma jornada menor também e deve ser bem avaliada se essa opção é melhor para suas necessidades ou não.
Em geral é importante que os caminhoneiros mantenham a renovação da sua Carteira Nacional de Habilitação em dias.
Outro ponto extremamente importante é a realizar de cursos para caminhoneiros, o SEST SENAT oferece alguns cursos de forma gratuito para a categoria que trabalha no segmento de transporte rodoviário de cargas.
Redação – Brasil do Trecho
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